Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Imposto de Renda  2023 começou: qual a vantagem de fazer agora?

A abertura das entregas do Imposto de Renda 2023 se iniciou hoje (15) e é importante entender o porquê vale a pena antecipar o preenchimento. Confira!

A partir de hoje (15), a declaração do Imposto de Renda 2023 já pode ser feita. De acordo com informações da Receita Federal, o prazo vai até o dia 31 de maio e para quem costuma se antecipar na entrega do documento, há diversas vantagens. Isso porque é possível retificar algum dado, se necessário, além de receber antes a restituição.

Confira a seguir 5 motivos para realizar a declaração do Imposto de Renda 2023 agora e em qual situação vale a pena aguardar até a data limite.

1 – Conferência correta de pendências no IR

Primeiramente, um dos motivos que levam muitos contribuintes a entregarem o Imposto de Renda nos primeiros dias, diz respeito a correções. Ou seja, por se tratar de um procedimento que pode ser complexo, ele está sujeito a falhas e erros.

Então, uma forma de evitar cair na malha fina é ter tempo hábil para corrigi-los rapidamente. De modo geral, 24 horas após a entrega, você poderá consultar o extrato de processamento e acompanhar se tudo está correto.

2 – Restituição do Imposto de Renda antecipado

Outra vantagem para quem pretende declarar agora o Imposto de Renda 2023 é a restituição, que é realizada conforme a ordem de entrega e prioridades. Em outras palavras, quem entrega o documento primeiro, faz parte dos primeiros lotes de restituição.

3 – Declaração pode ser realizada de forma mais calma e assertiva

Se a pressa é inimiga da perfeição, quando o assunto é o Imposto de Renda, a máxima continua valendo. Afinal, são tantos documentos que devem ser anexados, que uma simples falha pode comprometer a entrega.

Por isso, o ideal é inserir a declaração do Imposto de Renda 2023 nos primeiros dias. Dessa forma, o contribuinte tem prazo hábil para revisar cada item e se certificar que não faltou nenhum documento.

4 – Possibilidade de alterar o modelo de tributação do Imposto de Renda 2023

As declarações de Imposto de Renda que foram entregues no início da abertura, terão maior tempo para comparar os diferentes modelos de tributação. O que quer dizer que o contribuinte poderá avaliar qual modelo é mais rentável e possui menor imposto a pagar.

Caso o prazo se esgote, a Receita Federal não permite a alteração do modelo. Na prática, a escolha entre a tributação simplificada ou por deduções legais permite apenas a retificação após a data de 31 de maio.

5 – Oportunidade de fazer a declaração sem o auxílio de um contador

Muitas pessoas pagam para que uma contabilidade realize a declaração do IR. Isso porque, por receio do erro ou inexperiência, encontram dificuldades no preenchimento e envio dos dados.

Porém, quem se antecipar ao Imposto de Renda 2023, pode não precisar pagar um contador, uma vez que terá tempo para revisar possíveis erros. Dessa forma, ainda terá economia ao declarar seus ganhos à Receita Federal.

Quando não vale a pena antecipar a declaração do Imposto de Renda 2023?

Segundo especialistas, a única situação em que o contribuinte não precisa de antecipar a entrega do IR é quando sabe que terá uma quantia alta para receber. Afinal, neste caso, o dinheiro pode render com o atual valor da Selic, que permanece em 13,75%.

Imagem: Lais Monteiro / shutterstock.com