Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Imposto de Renda 2023: veja como declarar ações bonificadas

Na hora de acertar as contas com o leão é necessário informar seus lucros. Saiba como declarar ações bonificadas no Imposto de Renda.

O momento de preencher a declaração do Imposto de Renda (IR) é, por vezes, tão importante quanto escolher em qual ação investir. Afinal, um erro cometido pode gerar muitas dores de cabeça depois. Por isso, se você é investidor e tem dúvidas de como declarar suas ações bonificadas no Imposto de Renda (IR), este texto pode te ajudar.

A bonificação de ações acontece quando uma empresa está indo bem e decide retornar parte dos dividendos aos acionistas. Esse é um sinal financeiro positivo, já que a prática representa lucros.

Como é um rendimento, é preciso informá-lo para a Receita Federal, caso contrário, esse momento favorável pode se tornar um problema mais tarde.

Como declarar ações bonificadas no Imposto de Renda?

Um detalhe essencial do processo para declarar ações bonificadas é que elas precisam constar em dois campos. Isso porque o investidor precisa informar quantas ações possui e os lucros que obteve com a bonificação. Saiba como fazer isso de modo correto:

  • Na ficha de “Bens e Direitos”, procure por “Outras participações societárias” e inclua o número total de ações junto do valor da bonificação;
  • Vá para o campo “Discriminação” e coloque o nome da empresa, bem como o custo médio da compra das ações;
  • Depois, no campo de “Rendimentos isentos e não tributáveis”, informe os lucros abaixo de R$20 mil. No caso de lucros acima dessa quantia, os valores devem ser preenchidos em “Renda Variável”, no espaço “Operações Comuns/Day Trade”;
  • Depois é só acompanhar a situação da sua declaração no site da Receita Federal.

Como funciona a bonificação por ações?

Antes de declarar suas ações bonificadas no Imposto de Renda, o investidor precisa saber o custo da ação, uma vez que esse valor precisa ser informado ao leão, além de permitir saber o rendimento real dos seus investimentos.

Suponha que você possui 100 ações de uma empresa e recebe uma bonificação de 20%, em que cada um dos novos papéis terá o valor de 10 reais. Nesse caso, você ganhou 20 ações e, com isso, vai passar a ter 120 no total. Se você tiver pago 30 reais por cada uma delas inicialmente, o valor médio será definido pelo cálculo demonstrado a seguir.

O número de ações inicial (100) multiplicado pelo preço que pagou inicialmente (30), somado com as ações ganhas (20), multiplicado pelo preço delas (10). No final, o resultado precisa ser divido pelo total atual de ações (120): 100 x 30 + 20 x 10 / 120 = R$26,66 – preço médio das ações.

Confira algumas das ações que mais pagaram dividendos neste ano.

Imagem: chayanuphol / shutterstock.com