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Um simples ato pode derrubar seu score na Serasa: surpreendente!

O score de crédito é uma pontuação que mostra a saúde financeira do consumidor. Confira o que pode estar baixando sua avaliação

Existe um ato que pode derrubar o seu score na Serasa. Diversos clientes passaram a reclamar da queda na pontuação após fazerem cotações de serviços, mesmo possuindo boas práticas financeiras. 

O score de crédito é uma pontuação que mostra a saúde financeira do consumidor, representando a avaliação do risco de crédito de um indivíduo. A pontuação é utilizada por instituições financeiras para determinar a probabilidade de um cliente cumprir com suas obrigações de crédito.

Dessa forma, quanto mais baixo o score, menor a possibilidade de conseguir financiamentos, empréstimos, cartões de crédito e outros produtos financeiros com condições mais vantajosas.

Como o score é calculado?

O score tem como base o histórico de crédito do consumidor. A pontuação normalmente varia de 0 a 1000. Um score mais alto indica um risco de crédito menor e, portanto, uma maior probabilidade de ter acesso a crédito com taxas de juros mais favoráveis. 

A pontuação leva em consideração o histórico de pagamentos, dívidas pendentes, quitadas e se há atraso. Além disso, o score também considera o período em que a pessoa possui crédito ativo, modalidade como cartões, empréstimos e financiamentos e consultas recentes. 

Quando uma pessoa solicita um cartão de crédito, por exemplo, os bancos consultam o score. Dessa forma, um maior número de consultas significa que a pessoa está precisando de crédito, o que pode baixar a pontuação.

O que está derrubando a pontuação dos clientes? 

Ao consultar o score, os usuários estão constatando que a pontuação tem caído, embora tenha boas práticas financeiras. Ao verificar o que está baixando o score, os consumidores estão se deparando com a informação “consultas de seguradoras”. 

Isso porque, quando um cliente faz uma simulação de seguro para celular e financiamento de imóvel, por exemplo, ainda que não resulte em contratação, a pontuação cai.

Os consumidores compartilharam as experiências no site ReclameAqui, após não entenderem o porque a Serasa considera tais consultas algo negativo para a saúde financeira das pessoas. 

Uma usuária relatou que entrou em contato com a Serasa, e foi informada de que, caso a empresa utilize o CPF do cliente para conter o melhor preço, o score será diminuído.

Imagem: Brenda Rocha – Blossom / shutterstock.com – Edição: Seu Crédito Digital