Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Imposto de Renda 2024: como a declaração pré-preenchida funciona?

Você já ouviu falar sobre a declaração pré-preenchida do Imposto de Renda? Então clique aqui e confira mais informações sobre isso.

Para a declaração do Imposto de Renda 2024 (IR 2024), brasileiros têm a opção de utilizar o modelo de declaração pré-preenchida, que teve seu lançamento em 2014 e recebeu melhorias com o passar dos anos. Esta ferramenta promete oferecer conforto e agilizar o processo para aqueles que precisam declarar seus salários, aposentadorias e outros rendimentos para a Receita Federal.

Os contribuintes poderão começar a enviar suas declarações à Receita Federal a partir do dia 15 de março até o dia 31 de maio, tendo como referência o ano de 2023.

Para além disso, mais detalhes sobre o processo de declaração do Imposto de Renda serão compartilhados nos próximos dias para que os contribuintes estejam preparados para informar os valores recebidos durante o ano passado.

Como funciona a declaração pré-preenchida do Imposto de Renda?

Calculadora sobre um leque de notas de $50 e $100 com a sigla IRPF na tela
Imagem: rafastockbr/shutterstock.com

A declaração pré-preenchida permite que as pessoas comecem o processo com diversos campos já preenchidos, tendo que apenas complementar informações ou corrigir eventuais erros. No entanto, para utilizar este serviço, é necessário possuir uma conta no portal gov.br de nível prata ou ouro.

As informações pré-presentes nesse tipo de declaração normalmente incluem dados declarados em anos anteriores e receitas e despesas já informadas por outras fontes como, por exemplo, salários e gastos com saúde.

A declaração pré-preenchida pode agilizar significativamente o processo para o contribuinte, uma vez que muitos dos dados não precisam de inserção manual. No ano passado, aqueles que optaram pelo modelo pré-preenchido tiveram prioridade no recebimento da restituição.

A importância da revisão das informações

Apesar dos benefícios, é crucial que o contribuinte realize uma revisão cuidadosa das informações pré-preenchidas. Segundo o advogado tributarista Lucas Martini de Aguiar, do HRSA Sociedade de Advogados, a responsabilidade pelos dados fornecidos sempre recai sobre o contribuinte.

Veja também:

Isenção da taxa de inscrição no concurso da Caixa pode ser solicitada até quinta-feira (07); confira

O especialista adverte: “É importantíssimo se atentar à revisão da complementação das informações pré-preenchidas, dado que a responsabilidade pelos dados fornecidos é sempre do contribuinte”. A declaração pré-preenchida deve estar disponível a partir de 15 de março, já na abertura do prazo de entrega do IR.

Imagem: Brenda Rocha – Blossom / Shutterstock.com