Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Imposto de Renda 2024: saiba como declarar consórcio de imóveis

Como Declarar Consórcio de Imóveis no Imposto de Renda 2024? A equipe SCD fez um Guia Completo para você! Neste artigo vamos desvendar todas as suas dúvidas sobre como declarar seu consórcio de imóveis no Imposto de Renda 2024.

A adesão a consórcios de imóveis tem se tornado uma prática cada vez mais comum entre brasileiros que buscam a realização do sonho da casa própria, mas por ser uma modalidade específica de investimento, muitas vezes gera dúvidas na hora de fazer a declaração ao leão.

Por isso, prepare-se para receber um roteiro claro e prático que vai te ajudar a realizar esta tarefa sem erros!

Consórcio de Imóveis

Imagem de uma pessoa realizando cálculos utilizando uma calculadora e caneta
Imagem: chayanuphol / Shutterstock.com

Um Crescimento Notável Segundo dados recentes da Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (ABAC), o mercado de consórcios de imóveis fechou o ano de 2023 com excelentes números.

Houve um aumento de 33% no volume de créditos contratados, alcançando um total de R$141,5 bilhões em negócios. Este crescimento destaca a importância de compreender como tratar esses investimentos na declaração de Imposto de Renda.

Declaração de Consórcio não contemplado

Se você faz parte do grupo que ainda aguarda a tão sonhada contemplação, é necessário declarar o consórcio como um bem, selecionado a opção “Grupo 99 – Outros Bens e Direitos” no seu imposto de renda.

Você deverá incluir todos os pagamentos efetuados até o final de 2023 e não esquecer de oferecer detalhes como nome da administradora, o imóvel desejado, entre outros.

O que fazer se você foi contemplado? 

Aqui também reside uma novidade: caso tenha sido contemplado no ano de aquisição, o consórcio continua a ser declarado na mesma categoria dos não contemplados, mas você não preencherá os valores já pagos.

Além de reportar a contemplação e qualquer lance dado, lembre-se de declarar adequadamente o bem adquirido, seja ele casa, apartamento ou terreno.

 E se algo der errado?

Erros acontecem, especialmente quando lidamos com algo tão complexo quanto a declaração do Imposto de Renda.

Felizmente, existe a opção da declaração retificadora, permitindo que você corrija os dados fornecidos inicialmente. A rapidez é sua aliada nesse processo, visando evitar problemas como a malha fina.

IR de Investimentos na Bolsa? 

Sabemos que o Imposto de Renda não se limita aos imóveis. Para aqueles que também realizam investimentos na bolsa, o aplicativo Grana surge como uma ferramenta valiosa, capaz de simplificar a declaração de investimentos, garantindo eficácia e rapidez. 

 A declaração do consórcio de imóveis no Imposto de Renda, seja para cotas contempladas ou não, requer atenção aos detalhes e conformidade com as orientações da Receita Federal. As informações fornecidas devem ser precisas, abrangendo desde a identificação da administradora até as especificações do imóvel pretendido.

Este guia visa simplificar esse processo, fornecendo um caminho claro para evitar erros e complicações. Lembre-se, o conhecimento é seu melhor aliado na hora de prestar contas ao leão.

Veja também:

Caixa Tem ANTECIPOU pagamento do Programa Pé-de-Meia? Veja o cronograma

Para mais dicas e informações úteis sobre como gerenciar seus investimentos e obrigações fiscais, fique atento a plataformas e aplicativos confiáveis, como o mencionado Grana, que podem transformar a declaração do Imposto de Renda em uma tarefa muito mais simples e descomplicada. 

Imagem: chayanuphol / shutterstock.com