Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

BC revela novo vazamento de 87.368 chaves Pix

O Banco Central (BC) comunicou um novo vazamento de dados de milhares de chaves Pix. Saiba mais informações!

Na última sexta-feira (22), o Banco Central (BC) revelou um novo caso de vazamento de dados pessoais que impacta diretamente a segurança de milhares de usuários do Pix. O ocorrido, registrado com chaves Pix sob a responsabilidade da empresa Sumup Sociedade de Crédito Direto, coloca em xeque a segurança de dados cadastrais de 87.368 usuários.

Sendo assim, entre os dados expostos, estão nomes, CPFs (com máscara de proteção), informações de instituição financeira, agência e número da conta. Continue a leitura para mais informações!

BC comunica novo vazamento de chaves Pix

celular com logo do pix, ao fundo uma tela de laptop com logo do Banco Central
Imagem: Brenda Rocha – Blossom / shutterstock.com

O Banco Central assegura que não houve informações sensíveis como senhas, movimentações ou saldos financeiros, e outras protegidas pelo sigilo bancário, não foram comprometidas. Segundo o BC, as informações vazadas são de natureza cadastral e não possibilitam qualquer tipo de movimentação financeira ou acesso às contas bancárias dos usuários afetados.

O vazamento de dados cadastrais, embora não permita o acesso direto às contas bancárias, pode servir como porta de entrada para golpes e fraudes. Com informações básicas em mãos, criminosos podem elaborar ataques de engenharia social, tentando obter informações adicionais que permitam acessar recursos financeiros de forma ilícita.

As pessoas afetadas pelo vazamento receberão notificações exclusivamente pelo aplicativo ou internet banking da instituição financeira relacionada. É importante que os usuários estejam atentos e desconfiem de quaisquer outras formas de contato. Entre elas, estão e-mails, mensagens de texto, ou chamadas telefônicas, alertando sobre o incidente. Dessa forma, isso pode resultar em tentativas de golpe.

Segundo vazamento de dados em uma semana

No início da última semana, o Banco Central comunicou que houve o vazamento de dados cadastrais de um total de 46.093 chaves Pix de clientes da Fidúcia Sociedade de Crédito ao Microempreendedor e da Empresa de Pequeno Porte Limitada (Fidúcia).

Veja também:

Imposto de Renda 2024: saiba como declarar consórcio de imóveis

De acordo com o BC, o vazamento resultou-se de falhas pontuais que aconteceram nos sistemas da instituição de pagamento. A exposição, portanto, envolveu os dados cadastrais dos clientes.

Imagem: Brenda Rocha – Blossom / shutterstock.com