Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Imposto de Renda 2024: veja como declarar títulos de capitalização e prêmios

Informações sobre o Imposto de Renda 2024 já foram disponibilizadas e algumas medidas podem ser tomadas para a organização.

O Imposto de Renda 2024 é uma das obrigações dos brasileiros que trazem muitas dúvidas, principalmente quando o assunto são os títulos de capitalização e prêmios. Sendo assim, vamos dar algumas dicas valiosas para te auxiliar nesse processo.

A declaração desses títulos requer atenção em alguns fatores. De acordo com a FenaCap, se você comprou um produto, ganhou prêmios em dinheiro nos sorteios ou se fez resgates no último ano, é imprescindível informar isso na declaração do ano base de 2022.

Quais passos seguir para a declaração?

Primeiro, você deve fazer sua declaração do Imposto de Renda 2024 como de costume, através do aplicativo ou pelo site da Receita Federal. Caso tenha sido premiado no último ano, o valor deve ser declarado na opção “Rendimentos Sujeito a Tributação Exclusiva/Definitiva”, na linha 12 — “Outros”. O documento que você precisará consultar para tal informação está no seu Informe de Rendimentos.

Os resgates que o declarante realizou também devem constar na declaração na mesma opção. Porém, se o valor do resgate for maior do que o valor do pagamento, a tributação incidirá somente sobre a diferença.

Caso ainda exista saldo de seu título de capitalização, este deve ser constar na opção “Bens e Direitos”, no código 99. Nesse caso, você deverá consultar o seu extrato de Imposto de Renda.

Imagem de uma calculadora branca e azul com a sigla IRPF na tela sobre notas de 50 e 100 reais em formato de leque.
Imagem: rafastockbr / Shutterstock.com

Imposto de Renda em 2024

O prazo para a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2024 já foi estabelecido. Começará no dia 15 de março e se estenderá até o dia 31 de Maio de 2024. Todos os contribuintes que obtiveram rendimentos tributáveis superiores a R$ 28.559,70 em 2023 devem realizar a declaração em 2024.

Veja também: Confira dia e horário em que o Bolsa Família vai entrar em janeiro de 2024

A organização para a declaração envolve a reunião de uma série de documentos como recibos, notas fiscais e comprovantes de pagamento. Vale lembrar que a melhor maneira de evitar a malha fina na declaração é fornecendo informações precisas e completas. 

Nesse sentido, ferramentas automáticas da Receita Federal cruzam os dados fornecidos pelos diversos CNPJs, facilitando a identificação de informações imprecisas.

Imagem: rafastockbr / Shutterstock.com