Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Como declarar o Imposto de Renda 2022 sendo MEI ou autônomo

Prazo para realizar a declaração começa no dia 7 de março.

O Imposto de Renda 2022 começa a ser declarado a partir do dia 7 de março, mas ainda tem gente com dúvidas sobre esse processo. No caso de MEIs e autônomos, por exemplo, como acontece a declaração? Todo mundo precisa fazer? Isso é bem comum, uma vez que o sistema da Receita Federal tem muitas regras e, às vezes, elas podem ser bem complexas. Então, se essa também for a sua dúvida, confira a leitura a seguir!

É provável que você também goste:

Imposto de Renda: Banco do Brasil enviará informe de rendimentos pelo WhatsApp

Tabela do Imposto de Renda 2022: veja como fazer o cálculo

Confira as regras e novidades da declaração do imposto de renda de 2022

Como declarar o Imposto de Renda 2022 sendo MEI ou autônomo

Dessa forma, antes de explicar quais são os requisitos para declaração do IR 2022 para MEI e autônomo, vamos explicar a diferença entre elas. No caso, apesar de MEI ser um autônomo, nem todo autônomo é MEI. Neste último caso, é preciso fazer um cadastro no Portal do Empreendedor, e ter um CNPJ, além de pagar uma contribuição mensal chamada DAS.

Já profissionais autônomos são aqueles que estabelecem sua rotina de trabalho, como carga horária e normas de trabalho. Sendo assim, entre os autônomos existem os regulamentados e os informais. No caso do Imposto de Renda de autônomos, na maioria das vezes apenas profissionais regulamentados precisam declarar. Nessa categoria estão médicos, engenheiros, dentistas e profissionais similares.

Assim, para quem é um prestador de serviços para empresas, a declaração pode ser preenchida de forma semelhante aos trabalhadores assalariados, na aba de rendimentos tributáveis recebidos por pessoa jurídica. Caso contrário, preencha o questionário na aba destinada à pessoa física.

Por fim, a declaração de Imposto de Renda para MEI, também conhecida como Declaração Anual de Faturamento, deve ser feita até 31 de maio. O processo ocorre diretamente pelo pelo Portal do Simples Nacional. Lembrando que essa declaração não tem qualquer relação como a declaração de Imposto de Renda 2022 da pessoa física. Portanto, quem é MEI precisa fazer as duas.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o FacebookTwitterTwitchInstagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimosfintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: fizkes / Shutterstock.com