Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Imposto de Renda: saiba como pagar menos em 2024

Saiba mais informações sobre as possibilidades de abater parte do Imposto de Renda do ano que vem. Veja mais e descubra como fazer!

Além de ser uma obrigação fiscal dos trabalhadores brasileiros, o Imposto de Renda (IR) também pode ser uma forma de ajudar pessoas. Logo, parte da tributação pode se direcionar para doações e essa ação pode abater até 6% do total a pagar.

Logo, os interessados têm até quinta-feira (28) para destinar parte o IR à instituições culturais, esportivas e sociais, principalmente os que optam pelo modelo completo da declaração. Continue a leitura!

Como fazer doações para abater no IR?

Imagem de uma calculadora branca e azul com a sigla IRPF na tela sobre notas de 50 e 100 reais em formato de leque.
Imagem: rafastockbr / shutterstock.com

O movimento “IR do Bem” é um projeto dedicado a conscientizar o contribuinte sobre a oportunidade de apoiar iniciativas socioculturais, ajudando inclusive a calculá-la.

Logo, estima-se que cerca de 93% dos 13 milhões de pessoas que podiam fazer a declaração do tributo ignoram essa possibilidade.

O fundador do projeto, Renato Paixão, advogado tributário, percebeu que existia uma grande lacuna de conhecimento sobre a destinação do IR para causas sociais. Sendo assim, ele criou essa plataforma há 10 anos, com o objetivo de simplificar e estimular este procedimento.

Quais tipos de instituições podem receber?

As doações direcionam-se para instituições culturais, esportivas e sociais que tenham o reconhecimento de órgãos como o Ministério da Cultura, Ministério dos Esportes ou pela Receita Federal.

Essas organizações têm contas correntes específicas para receber as doações, diretamente associadas ao Fisco. Confira quais organizações estão disponíveis por aqui.

Método para doar e abater do Imposto

Dessa forma, é sempre importante guardar o recibo da doação, já que ele será necessário na hora de preencher a declaração no ano seguinte. Vale lembrar que o cálculo e a doação devem acontecer no ano anterior à declaração.

Ou seja, se o contribuinte pretende abater parte do seu Imposto de Renda em 2024, as contribuições devem acontecer até o próximo dia 28.

Veja também:

Bolsa Família: cerca de 20 mil beneficiários poderão ser bloqueados em breve

No entanto, para quem perder o prazo, existe uma outra maneira de doar. Nesse caso, os recursos vão diretamente para o Fundo para Infância e Adolescência (FIA). Esse procedimento permite o abatimento de até 3% do valor a ser pago ou restituído.

Imagem: rafastockbr / shutterstock.com