Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Imposto de Renda ZERO no aluguel: grande grupo está sendo beneficiado

Você sabia que existe a possibilidade de pagar Imposto de Renda zero no aluguel? Se você é locador, clique para saber mais!

Você sabia que existe a possibilidade de pagar Imposto de Renda zero no aluguel? Houve uma alteração na definição e, a partir de agora, há a possibilidade de pagar menos impostos com a renda mensal!

Anteriormente, a decisão era de que a isenção valia para os locadores que recebiam até R$1.903,98. A partir de agora, quem recebe aluguéis de até R$ 2.640, não paga mais nenhum Imposto de Renda mensal – que acontece pelo Carnê Leão.

A mudança é válida desde maio deste ano. Além disso, quem recebe valores acima do mencionado, também pagará menos impostos, devido à mudança da base de cálculo.

Como saber se você terá Imposto de Renda zero no aluguel?

O aplicativo da Receita Federal de carnê-leão realiza todos os cálculos – tanto para saber se você está isento, quanto para saber qual será a sua contribuição ao final. Também é possível conferir através do portal e-CAC.

O aluguel proveniente de pessoas físicas deve ser apurado mensalmente, para não haver cobrança de juros e multas. No entanto, essa mudança não impede que haja a cobrança necessária de impostos na declaração do Imposto de Renda.

Essa medida acima pode valer, principalmente, se o locador tiver outras fontes de renda. Por isso é importante haver sempre um controle financeiro, e parte dos valores guardados com o Imposto de Renda zero no aluguel seja guardado para a finalidade de pagamento de impostos.

O que é o carnê-leão dos aluguéis?

Quem recebe rendimentos provenientes de aluguéis, necessitam pagar a guia de recolhimento mensalmente com os impostos devidos – com essa mudança do Imposto de Renda zero no aluguel, o cálculo dos valores de recolhimento mudaram.

Além disso, é preciso informar os valores recebidos mensalmente, para não ter a chance de cair na malha fina do IR do ano seguinte. Caso você receba aluguéis, principalmente de pessoas físicas, é preciso realizar o pagamento retroativo.

No entanto, essa ação pode te gerar multa e juros, pelo atraso no pagamento. O aluguel recebido ao longo de 2023 entrará apenas no Imposto de Renda de 2024.

Imagem: Wasan Tita/shutterstock.com