Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Imposto zero em compras na Shopee e Shein está CONFIRMADO para 01/08; veja como vai funcionar

As compras na Shopee e na Shein terão imposto zero! Entenda como isso funcionará a partir de agosto deste ano.

Em uma movimentação recente, o governo federal brasileiro confirmou que vai eliminar o imposto para compras até 50 dólares a partir do próximo dia 1º de agosto. Esta medida beneficiará a operação nacional de grandes empresas de e-commerce e mantém o objetivo de agilizar e otimizar o comércio eletrônico no país.

Para usufruir do benefício, a empresa de comércio eletrônico precisa participar do novo programa de conformidade da Receita Federal brasileira denominado “Remessa Conforme”. Esta iniciativa consiste em proporcionar um contexto mais favorável e eficiente para as transações de comércio eletrônico no Brasil.

Objetivo do programa do governo

Publicada na quarta-feira (26), no Diário Oficial da União, a portaria que regulamenta o “Remessa Conforme” estabelece critérios pertinentes para adesão das empresas de comércio eletrônico. O documento detalha desde o procedimento de registro do pedido, fluxo de análise, até o monitoramento da manutenção do certificado e uso da marca do programa.

O processo incentivará as grandes plataformas de venda digital a agirem de maneira correta e antecipada nas compras relativas ao comércio eletrônico, visando facilitar o fluxo das remessas internacionais ao darem entrada no Brasil.

Seguindo este trâmite, o pagamento dos impostos devidos também ocorrerá antecipadamente, o que dinamizará o processo para operadores e transportadores.

Impacto do imposto zero para empresas

Com a nova medida, as remessas internacionais continuam a passar por inspeção para confirmação de dados e avaliação de possíveis mercadorias proibidas ou entorpecentes. Porém, ao final do processo de inspeção, as remessas liberadas já seguirão para entrega ao destinatário.

Eventuais problemas nas informações ou pagamentos poderão ser corrigidos de forma pontual, o que será uma grande melhoria na logística das empresa. Assim, essa iniciativa representa uma grande oportunidade para as empresas de comércio eletrônico, como as chinesas Shein e Shopee, melhorarem ainda mais o seu desempenho no mercado brasileiro.

Afinal, a medida propicia mais agilidade e flexibilidade nas transações de comércio eletrônico, bem como a possibilidade de exploração de novos segmentos de mercado.

Imagem: Sulastri Sulastri / shutterstock.com e Funstock/ shutterstock.com – Edição: Seu Crédito Digital