Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Índice de atividade econômica cresceu 4,5% em 2021

De acordo com dados divulgados no dia 11 de fevereiro pelo Banco Central, o Índice de Atividade Econômica (IBC-Br) acumulou alta de 4,5% no ano passado. Esse é considerado o indicador prévio do desenvolvimento do Produto Interno Bruto (PIB).

Em comparação com novembro do ano passado, o índice apresentou alta de 0,33% em dezembro. Mesmo assim, ficou abaixo das expectativas de mercado, que eram de alta de 0,5% no último mês de 2021.

O resultado de 4,5% para 2021 está abaixo do estipulado pelo governo, que projetou um crescimento de 5,1% para o PIB. Entretanto, a pesquisa está de acordo com a revisão dos dados feita pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

O que é o índice de Atividade econômica?

O Índice de Atividade Econômica do Banco Central tem como objetivo medir a evolução atual da atividade econômica do país. Entre as principais funções do IBC-Br, estão:

  • Orientar o controle da inflação;
  • Influenciar na definição da taxa básica de juros da economia;
  • Estimar o PIB no mercado financeiro.

Para isso, o índice considera o volume de produção industrial, agropecuário e de serviços, que são os três principais setores econômicos do país. O imposto sobre a fabricação também entra no cálculo.

A diferença deste para o PIB é o cálculo com base na produção dos setores da economia. Já o Produto Interno Bruto é um balanço entre oferta e demanda desta produção.

Cenário para 2022

Para este ano, a projeção feita pelo Ipea para o crescimento do PIB foi revista de 1,8% para 1,1%. A mudança foi influenciada pela alta da inflação, que interferiu no poder de compra das famílias.

Apesar disso, o instituto aponta que o Auxílio Brasil pode influenciar positivamente no PIB, assim como o aumento dos investimentos em infraestrutura. A previsão pode mudar com o decorrer deste ano, principalmente por causa da Covid-19, que causa incerteza na economia mundial.

Você pode conferir as perspectivas feitas pelo Ministério da Economia por aqui.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: whiteMocca/shutterstock.com