Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Inflação brasileira é menor quando comparada a grandes economias; confira a lista completa

Durante o mês de setembro, o país registra deflação e com isso, a inflação brasileira é menor quando comparada a grandes economias. As informações são do Instituto Brasileiro de Economia e Estatística (IBGE), que divulgou o recuo de 0,29% no Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) na última terça-feira (11).

Apesar da desaceleração registrada na queda dos preços, setembro foi o terceiro mês seguido em que a inflação apresentou queda. A projeção é de que nos próximos meses o Brasil siga com o percentual de inflação mais baixo do que grandes economias do G20, como Rússia (13,7%), Espanha (9%) e Itália (8,9%).

Brasil tem inflação menor que países do G20

Confira o ranking da inflação acumulada em 12 meses dos países do G20 com percentual maior que o do Brasil:

Ranking País Set 2022
Turquia 83,5%
Rússia 13,7%
Alemanha 10,0%
Espanha9,0%
Itália 8,9%
México 8,7%
Brasil7,1%

No Brasil, as principais quedas foram nos preços dos alimentos e combustíveis, sendo este um movimento esperado. A redução das alíquotas de impostos federais e estaduais sobre o preço da gasolina, energia elétrica e meios de comunicação somado aos reajustes da gasolina estabelecidos pela Petrobrás nos últimos dois meses explicam a queda da inflação brasileira de 8,7% para 7,1%. Com isso, o Brasil se afasta ainda mais do topo da lista e ocupa hoje a 7° colocação.

Diante do observado é importante ressaltar que a melhora significativa da situação do Brasil se deu devido a medidas imediatistas tomadas pelo Governo Bolsonaro. No entanto, as medidas não são permanentes, devendo durar até dezembro. Dessa forma, o cenário que se desenha para o primeiro trimestre de 2023 é de uma alta dos juros.