Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Inflação chega ao menor patamar desde janeiro de 2021

Inflação referente ao mês de março registrou resultado abaixo do esperado pelos analistas do mercado. Confira!

Segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) acerca do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), a inflação avançou 0,71% no mês de março. Assim sendo, no acumulado de 12 meses, a taxa é de 4,65%, o menor patamar desde janeiro de 2021.

Vale ressaltar que o resultado veio abaixo do esperado pelos analistas do mercado, que projetavam um aumento de 0,77%. Em março do ano passado, a alta da taxa inflacionária foi de 1,62%. 

Nesse sentido, nos três primeiros meses de 2023, a inflação total é de 2,09%. Dos nove grupos que compõem o índice, apenas um conseguiu uma baixa. 

Inflação de março 

Confira agora, quais grupos apresentaram as maiores altas e a baixa no mês de março. 

  • Alimentação e bebidas: 0,05%;
  • Habitação: 0,57%;
  • Artigos de residência: -0,27%;
  • Vestuário: 0,31%;
  • Transportes: 2,11%;
  • Saúde e cuidados pessoais: 0,82%;
  • Despesas pessoais: 0,38%;
  • Educação: 0,10%;
  • Comunicação: 0,50%.

Como pode ser observado, o maior destaque veio do grupo dos transportes, diretamente relacionado ao aumento nos preços dos combustíveis no período analisado. Os grupos Saúde e Habitação também registraram aumento significativo no mês. Porém, quando relacionadas com o mês passado, houve uma desaceleração.

Impacto dos combustíveis na inflação de março 

O impacto dos combustíveis na inflação de março decorre da reoneração dos itens por parte do Governo Federal. No ano passado, a incidência dos impostos sobre os itens foram retirados pela gestão com o intuito de frear o avanço da inflação.

Dessa forma, a gasolina apresentou alta de 8,33% no mês, enquanto o etanol subiu 3,20%. No entanto, quando analisado o período de 12 meses, ambos registraram reduções nos preços. 

Em relação ao gás veicular e o diesel, foram registradas quedas de 2,61 e 3,71, respectivamente. O óleo diesel segue desonerado até o final deste ano. 

Imagem: Ink Drop / shutterstock – Edição: Seu Crédito Digital