Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Alerta geral da Shein para quem usa Instagram

Perfis populares na rede estão espalhando uma falsa oportunidade para ganhar dinheiro avaliando roupas da Shein. Entenda.

Influenciadores estão divulgando um site falso para avaliar roupas na Shein e ganhar dinheiro. Até o momento, foram contabilizados 9 influencers. Entre eles, a ex-BBB Kerline Yanka Barreiros e a atriz Nadja Pessoa estão fazendo a propaganda.

Contudo, não se sabe se eles também foram enganados. Hiago Kin, presidente da Associação Brasileira de Segurança Cibernética, informou que a “falta de preparo” e “irresponsabilidade” dos criadores de conteúdo pode ser um motivo para a propagação de notícias falsas.

Nesse sentido, a Shein informou que não é a responsável pela campanha, embora esteja ciente de que ela acontece. Da mesma forma, afirmou que já tomou medidas legais sobre o uso da sua marca de forma inapropriada. Ademais, a empresa recomenda que nenhum consumidor se cadastre no site.

Como funciona o golpe que usa o nome da Shein?

Após assistir aos conteúdos dos influenciadores, usuários são direcionados para duas páginas, o Money Looks e o Segredo Dinheiro. Nos posts, os criadores de conteúdo afirmam que é possível ganhar dinheiro avaliando produtos da varejista chinesa.

Além disso, eles alegam que os sites são uma estratégia de marcas que não tiveram sucesso em suas coleções. Nesse sentido, os portais induzem as vítimas a compartilharem informações bancárias e de pagamentos. Em momento algum há avaliação das peças ou ganho de renda.

Ademais, nenhum registro das duas páginas é da Shein. O Money Looks foi registrado sob a responsabilidade de Samuel Lago Fogaça. Já o Segredo Dinheiro não teve seu registro descoberto até o momento.

Como evitar golpes?

Fraudes na internet têm se tornado cada vez mais comuns. Além disso, os que recebem indicações de influencers têm uma periculosidade ainda maior. Isso porque o criador de conteúdo funciona como uma espécie de validação da promoção.

Contudo, apesar da indicação de um influenciador ou qualquer outra pessoa, é preciso ficar atento para não cair em golpes como esse da Shein. Assim, para se proteger, fique atento:

  • Se é uma promessa de dinhero fácil e rápido, deve-se desconfiar;
  • Busque a promoção no site oficial da empresa;
  • Se pede informações bancárias ou de meios de pagamento, é um alerta;
  • Se for um aplicativo, busque-o nas lojas oficiais: Google Play e App Store.

Imagem: Funstock/ Shutterstock