Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Economia: inflação deve manter conta de luz e alimentos mais caros até 2024

Divulgação das previsões foi feita nesta semana pelo Banco Mundial.

Após 2 anos de pandemia, finalmente a população está tendo um vislumbre do “novo normal”, tendo mais liberdade para sair de casa e com a vacinação em uma situação bem adiantada. Contudo, de acordo com a previsão dos economistas, nem tudo deve voltar ao normal tão cedo. Quando o assunto é inflação, gastos obrigatórios como conta de luz e alimentação devem se manter em alta pelo menos até 2024. Então, para saber mais sobre o assunto, confira a seguir.

É provável que você também goste:

Estados dão reajuste abaixo da inflação a servidores

Inflação deve manter conta de luz e alimentos mais caros até 2024

Assim, com o contexto de pós-pandemia, turbulências políticas e Guerra na Ucrânia, o Banco Mundial anunciou que a conta de luz e o preço dos alimentos devem continuar elevados até o fim de 2024. Divulgação das previsões foi feita nesta semana. Para alguns economistas, a crise no Leste Europeu é a principal causa deste que é o maior choque de commodities desde os anos de 1970.

No caso da conta de luz, o Banco Mundial espera que a inflação a torne 50% mais cara nos próximos meses. Os dados são do relatório Cenário do Mercado de Commodity. Isso porque o preço do petróleo Brent, referência internacional, operará em média de US$ 100 por barril em 2022. Este é o maior nível para a commodity desde 2013.

Por fim, além do petróleo e das commodities alimentícias, o Banco Mundial estima que a inflação também atingirá os preços dos metais neste ano. Nesse caso, a alta será de 22,2% para os básicos, e de 3% para os preciosos. Para os alimentos, a expectativa do Banco Mundial é de que as commodities avancem 22,9% em 2022, e caiam 10,4% no próximo ano. Com isso, prevê-se que os valores sigam em patamares mais altos até, no mínimo, até 2024.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal no YouTube e em nossas redes sociais, como o FacebookTwitterInstagramTwitch. Assim, você acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de créditoempréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: Lightspring / Shutterstock.com