INPC registra alta de 0,12% em outubro; veja as principais influências para a inflação
Dados do INPC apontam para aumento da inflação no mês de outubro com sete grupos da inflação em alta. Confira!
O Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) registrou alta de 0,12% em outubro, conforme aponta o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Sendo assim, no ano, a inflação acumula avanço de 3,04% e, nos últimos 12 meses, de 4,14%. Vale destacar que no mesmo período do ano passado, a variação foi de 0,47%.
Dentre os estados e o Distrito Federal, Goiânia e Brasília registraram as maiores variações, com aumentos de 0,86% e 0,45%, respectivamente. Em contrapartida, Porto Alegre e Recife apresentaram as maiores baixas, ambas com deflação de -0,16%.
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É importante reforçar que a realidade das famílias com rendimento monetário de 01 a 05 salários mínimos serve como base para o INPC. Para a pesquisa, o IBGE analisa dez regiões metropolitanas do país, além dos municípios de Goiânia, Campo Grande, Rio Branco, São Luís, Aracaju e de Brasília.
Inflação indicada pelo INPC em outubro
Assim como o IPCA, o INPC é composto por nove grupos de bens e serviços relacionados ao consumo das famílias brasileiras. Nesse sentido, veja como ficou a variação de preços em cada um deles no último mês de outubro.
- Alimentação e bebida: 0,23%;
- Habitação: 0,01%;
- Artigos de Residência: 0,28%;
- Vestuário: 0,51%;
- Transportes: -0,05%;
- Saúde e cuidados pessoais: 0,23%;
- Despesas pessoais: 0,21%;
- Educação: 0,06%;
- Comunicação: -0,23%.
Como pode se observar, dos nove grupos analisados, apenas dois registraram deflação no período em questão.

IPCA no mesmo período
O IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), considerado o indicador oficial da inflação, teve avanço de 0,24% em outubro. Desse modo, a taxa inflacionária anual fica em 3,75% e no acumulado de 12 meses alcança 4,82%. No mês anterior, a taxa registrada foi um pouco acima, 0,26%.
Diferentemente do INPC, a realidade das famílias com renda de 1 a 40 salários mínimos é levada em consideração para o índice de inflação. Ou seja, é mais abrangente. Além disso, dos nove grupos analisados, apenas o grupo ‘Comunicação’ teve queda no último mês.
Imagem: Andrzej Rostek / shutterstock.com