Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

INSS: confira como solicitar o auxílio-doença via Correios

Recentemente, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) anunciou uma nova parceria que promete facilitar a vida daqueles que precisam do benefício por incapacidade temporária, conhecido como auxílio-doença. Assim, em breve, esses segurados poderão solicitar o benefício em uma agência dos Correios.

Dessa forma, os funcionários da agência postal auxiliarão no processo de requerimento, digitalizando e enviando as respectivas documentações médicas ao INSS. A mudança busca ampliar a utilização do Atestmed, sistema on-line que dispensa o exame presencial realizado por um médico perito em uma agência previdenciária. Veja mais detalhes sobre a novidade!

Auxílio-doença via Correios

De acordo com informações divulgadas pela Folha de São Paulo, os testes para essa nova modalidade de atendimento via Correios ocorrerão inicialmente em Fortaleza a partir de 18 de março. Posteriormente, o serviço atenderá todo o Brasil. 

No entanto, não houve a divulgação de um prazo específico para esta expansão, de modo que o INSS afirma que a implantação será gradual. Dessa forma, os segurados terão duas opções para utilizar esse novo canal de atendimento. Primeiramente, é possível comparecer diretamente a uma agência dos Correios para pedir o benefício e ter os laudos médicos digitalizados e enviados ao INSS. 

Alternativamente, o requerente pode iniciar o pedido através da central telefônica 135. E, assim, depois levar a documentação exigida a uma agência dos Correios para a complementação do processo.

diferenças do auxílio-doença
Imagem: Leonidas Santana/shutterstock.com

Uso do Atestmed

De acordo com o INSS, o órgão tem como objetivo que, até o dia 30 de abril, 100% dos benefícios por incapacidade sejam requisitados através do Atestmed. Com essa mudança, o governo espera liberar a força de trabalho dos médicos peritos para outras análises, como as revisões periódicas de outros benefícios e requerimentos.

Veja também:

BPC/Loas: beneficiários vão receber Auxílio Sacolão de R$ 250

Assim, esse novo procedimento pretende agilizar a concessão do benefício, evitando o pagamento de correção pelo atraso na liberação do auxílio. Além disso, busca evitar que o INSS continue pagando o auxílio-doença para um trabalhador já recuperado que não consegue agendar uma perícia presencial para obter alta da Previdência Social.

Imagem: Leonidas Santana/shutterstock.com