Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

INSS consolida liberação de auxílio sem perícia e avança na implantação da telemedicina em 2024

Muitas solicitações de auxílio do INSS através do sistema digital Atestmed são aprovadas sem a necessidade de perícia médica presencial. Veja

Atualmente, quatro em cada dez solicitações de auxílio por incapacidade temporária, conhecido como auxílio-doença, realizadas pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) através do sistema digital Atestmed, são aprovadas sem a necessidade de perícia médica presencial.

Em 2023, houve a solicitação à distância de cerca de 1,386 milhão de auxílios-doença, seja pelo site ou pelo aplicativo Meu INSS, sendo que houve a concessão de 627,6 mil, o equivalente a 45%. 

O restante dos pedidos precisou de agendamento de perícia presencial ou houve o encaminhamento para o sistema de pós-perícia, que analisa a elegibilidade do solicitante como segurado do INSS, o que correspondeu a 25% dos pedidos.

Liberação do auxílio do INSS sem perícia

Alessandro Stefanutto, atual presidente do INSS, em entrevista à Folha de SP, ponderou que o sistema Atestmed tem se demonstrado efetivo. E, isso deve acelerar a implementação da tão esperada teleperícia ainda neste ano. Um projeto-piloto já está em andamento e a divulgação de seus resultados deve acontecer já em março.

Vale lembrar que a implementação do auxílio-doença à distância ocorreu temporariamente em março de 2020 por conta do fechamento das agências do INSS durante a pandemia da Covid-19. No entanto, o método retornou em 2022, graças a uma lei aprovada ainda no governo de Jair Bolsonaro (PL). Em 2023, o sistema foi aprimorado com a introdução do Atestmed.

Celular mostrando logo do INSS
Imagem: rafapress / shutterstock.com

Como funciona o Atestmed?

Em síntese, o Atestmed é uma plataforma digital do INSS, em que o segurado que necessita do auxílio-doença pode enviar seu atestado médico para solicitar o benefício. Assim, a solicitação ocorre totalmente online, através do site ou aplicativo Meu INSS (disponível para Android e iOS).

Veja também:

Mesmo com queda da Selic, os maiores bancos ainda não reduziram juros ao consumidor; saiba mais

Dessa forma, para utilizar o Atestmed, o segurado deve acessar o Meu INSS com seu CPF e senha, escolher a opção “Pedir benefício por incapacidade”. Por fim, clicar em “Novo requerimento” e seguir os passos indicados para concluir o envio do atestado para avaliação.

Imagem: rafapress / shutterstock.com