Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

INSS fará mutirão para liberar auxílio de R$ 1.412 neste sábado (20); veja como participar

O INSS realizará um mutirão para liberar o auxílio no valor de R$ 1.412. Quer saber mais informações a respeito? Confira na matéria.

Em uma iniciativa do INSS, ocorrerá um mutirão durante o mês de janeiro com o intuito de acelerar a concessão do Benefício de Prestação Continuada (BPC) para os segurados portadores de deficiência.

A medida, que faz parte do Programa de Enfrentamento à Fila da Previdência Social (PEFPS), visa a fazer vários eventos desse tipo para diminuir a longa espera dos solicitantes desse benefício.

Assim, o primeiro desses mutirões acontecerá no próximo sábado, dia 20 de janeiro, na Agência da Previdência Social (APS) de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. Veja, a seguir, mais informações sobre o mutirão INSS.

Mutirão do INSS: como participar do evento?

Fachada de um prédio do INSS
Imagem: Angela_Macario / Shutterstock.com

No próximo sábado (20), 190 vagas estarão disponíveis para que as pessoas com deficiência (PCD) passem por uma avaliação social. Entretanto, para obter o atendimento, é necessário realizar um agendamento prévio através do portal Meu INSS ou pela Central de Telefone 135.

Veja também: ‘Enem dos concursos’ deve acontecer a cada dois anos

Além do mutirão do INSS em Duque de Caxias, ocorrerão, ainda, outros encontros para agilizar a concessão do BPC no estado do Rio durante o mês de janeiro. Ao todo, serão disponibilizadas 670 vagas.

No dia 27, por exemplo, haverá um mutirão na Agência de Bairro de Fátima, em Niterói, com 200 vagas para agendamento. Do mesmo modo, na agência de Jacarepaguá, na Zona Oeste do Rio, haverá 100 vagas.

Critérios para ter direito ao BPC

Importante salientar que, para ter direito ao BPC e participar do mutirão do INSS, é necessário cumprir alguns critérios. O benefício é voltado para pessoas idosas com mais de 65 anos, bem como para PCD de qualquer idade. Além disso, a renda familiar per capita não pode ultrapassar 1/4 do salário mínimo, e a pessoa não pode estar recebendo nenhum outro benefício social, como o auxílio-doença, por exemplo.

Vale destacar que o Benefício não é aposentadoria. Em outras palavras, não é necessário ser contribuinte do INSS para ter direito. Por esse motivo, o BPC não concede o direito ao 13º salário e nem é revertido em pensão por morte.

Imagem: rafastockbr / Shutterstock.com