Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

INSS: governo alerta sobre golpe da prova de vida; confira

Recentemente, o INSS fez um alerta importante sobre golpes envolvendo a prova de vida; confira como não cair na fraude

Recentemente, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) emitiu um alerta urgente para todos os aposentados e pensionistas sobre uma nova fraude que está sendo aplicada por golpistas. De acordo com o órgão, esses criminosos estão se passando por servidores do governo federal em uma suposta “prova de vida presencial”. 

Assim, esse esquema tem como objetivo enganar e extrair informações pessoais dos beneficiários. Dessa forma, após o recebimento de imagens que demonstram a atuação dos fraudadores, incluindo o uso de crachás falsos, o caso foi encaminhado à Procuradoria Federal Especializada, que está trabalhando junto à Advocacia-Geral da União (AGU).

Além disso, o órgão também enviará essas imagens Polícia Federal para que haja uma investigação aprofundada visando identificar os suspeitos e entender como eles conseguiram acessar os dados dos beneficiários. Veja mais detalhes!

INSS alerta sobre golpe da prova de vida

Portanto, em resposta à ameaça, o INSS ofereceu uma série de recomendações para os seus beneficiários. Assim, a principal delas é que o beneficiário não deve fornecer nenhum dado pessoal a indivíduos que dizem ser servidores fora das agências do INSS sem confirmação prévia.

Além disso, os beneficiários devem verificar a identidade de qualquer pessoa que se apresente como servidor do INSS, solicitando o nome completo e a matrícula e conferindo estas informações através da Central de Atendimento 135.

Mão segurando um megafone. Ao lado, uma placa com a exclamação em destaque.
Imagem: Studio Romantic / shutterstock.com – Edição: Seu Crédito Digital

Investigação

Assim, o presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, garante que todas as denúncias passarão por uma investigação rigorosa e que o órgão não hesitará em tomar as medidas cabíveis para proteger seus beneficiários.

Além disso, Stefanutto afirmou ainda que a prova de vida, um requisito geral para a manutenção de benefícios, não levará ao bloqueio dos mesmos até o final de 2024, como parte de uma nova portaria que também altera a periodicidade da sua realização. 

Veja também:

INSS: projeto aprovado em comissão pode mudar regras da aposentadoria especial; confira

Assim, a partir de agora, o prazo de dez meses para a comprovação começa não mais na data de aniversário do segurado, mas sim a partir da data da última atualização do benefício ou da última prova de vida realizada. Dessa forma, esse ajuste nas diretrizes visa reduzir o inconveniente para os beneficiários e minimizar as chances de fraudes.

Imagem: Studio Romantic / shutterstock.com – Edição: Seu Crédito Digital