Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

INSS irá agilizar análise e concessão de benefícios

Na quarta-feira, 20 de abril, foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União a Medida Provisória (MP) nº 1.113, que prevê que o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) irá agilizar procedimentos de análise e concessão de benefícios por ele disponibilizado.

É provável que você também goste:

Teve pedido negado pelo INSS? Saiba como reverter

Como reagendar serviços do INSS?

Aposentados e pensionistas do INSS já podem consultar valores do 13º salário

Medidas

Entre as diversas medidas previstas pela MP, consta a dispensa da emissão de parecer conclusivo da Perícia Médica Federal para solicitações de auxílio por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença), de acordo com a explicação dada pelo próprio órgão em seu site.

“A concessão poderá ser simplificada, incluindo a análise documental, feita com base em atestados e laudos médicos. Mais detalhes serão definidos em novos normativos em breve”, afirma o INSS.

Também é prevista na MP, o desenvolvimento de novas atividades no Programa de Revisão de Benefícios por Incapacidade (PRBI), com o pagamento de tarefas extraordinárias aos médicos peritos, para diminuir a retenção de processos que baseiam-se no exame médico pericial em benefícios assistenciais e previdenciários.

De acordo com o INSS, o pagamento de tarefas extraordinárias será feito aos peritos que efetuarem exames acima da meta ordinária em unidades de atendimento da Previdência Social, onde a demanda por atendimentos médicos periciais é grande, com prazo de agendamento maior do que a lei permite.

Os médicos peritos que realizarem análise de requerimento inicial e de revisão de benefícios com o prazo estipulado por lei para a conclusão já expirado, também irão receber por tarefas extraordinárias.

A previsão é que o atendimento extraordinário contemple 800 mil agendamentos de perícia médica.

Inclusão do Auxílio-acidente

A Medida Provisória também adicionou o auxílio-acidente na lista de benefícios que estão sujeitos a revisão periódica por meio de exame médico pericial.

“Desse modo, o auxílio-acidente passa a receber mesmo tratamento já dado ao auxílio por incapacidade temporária e à aposentadoria por incapacidade permanente (antiga aposentadoria por invalidez)”, informou o INSS.

No caso do segurado não concordar com a avaliação médico-pericial, será encaminhado para análise da Subsecretaria da Perícia Médica Federal. A medida irá aprimorar a atuação do Conselho de Recursos da Previdência Social (CRPS), que é responsável por julgar os recursos administrativos dos segurados contra decisões do INSS.

“Agora, quando o pedido de recurso envolver matéria relacionada à avaliação médica, esse será analisado diretamente pela Subsecretaria da Perícia Médica Federal, por autoridade superior àquela que realizou o exame pericial inicial”, explicou o instituto.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal no YouTube e em nossas redes sociais, como o  Facebook, Twitter, Instagram, e Twitch. Assim, você acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: rafastockbr / Shutterstock.com