INSS lança nova forma de análise do auxílio-doença
O INSS facilita a solicitação do auxílio-doença: agora, atestados médicos podem ser entregues diretamente. Saiba como usar essa nova medida!
Diante de um cenário onde os médicos peritos apresentam uma alta demanda de trabalho, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) está implementando estratégias para otimizar a solicitação do auxílio-doença. Assim, visando facilitar esse procedimento, o órgão lançou uma nova plataforma.
Dessa forma, a iniciativa permite ao segurado entregar seu atestado médico em uma unidade da Previdência Social como forma de requerer o auxílio-doença. Assim, não haverá mais a necessidade de uma perícia médica presencial. Veja mais detalhes!
Nova forma de análise do auxílio-doença
Portanto, com a nova plataforma, o processo para os trabalhadores solicitarem o auxílio-doença foi simplificado. Confira o passo a passo para requerer o benefício:
- Ir até uma agência do INSS Previdência Social (não é preciso agendar);
- Entregar o atestado médico que irá substituir a perícia médica;
- Um servidor irá registrar o pedido de auxílio-doença diretamente no sistema do governo.
Assim, a iniciativa tem o objetivo de auxiliar especialmente aqueles que enfrentam dificuldades para acessar serviços online ou telefônicos, como o aplicativo Meu INSS (disponível para Android e iOS) ou a central de atendimento 135, para marcar suas consultas.
Como enviar atestado médico através do Meu INSS
Além da entrega presencial, os trabalhadores que precisam solicitar o auxílio-doença devido a acidentes ou enfermidades também têm como opção o envio do documento por meio da plataforma Meu INSS. Confira o passo a passo de como realizar esse procedimento:
- Acessar a plataforma Meu INSS;
- Fazer o login;
- Clicar em “Novo requerimento”.
- Buscar por “Benefício por Incapacidade Temporária”;
- Preencher os dados requisitados;
- Por fim, anexar o atestado médico e os demais documentos solicitados.
Além disso, vale destacar que é crucial que o atestado entregue esteja livre de rasuras e contenha informações essenciais, como:
- Nome completo do paciente;
- Data de emissão do documento;
- Diagnóstico detalhado ou o código da CID (Classificação Internacional de Doenças);
- Assinatura e identificação do médico responsável;
- Estimativa de tempo de recuperação do segurado.
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