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INSS lança nova forma de análise do auxílio-doença

O INSS facilita a solicitação do auxílio-doença: agora, atestados médicos podem ser entregues diretamente. Saiba como usar essa nova medida!

Diante de um cenário onde os médicos peritos apresentam uma alta demanda de trabalho, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) está implementando estratégias para otimizar a solicitação do auxílio-doença. Assim, visando facilitar esse procedimento, o órgão lançou uma nova plataforma.

Dessa forma, a iniciativa permite ao segurado entregar seu atestado médico em uma unidade da Previdência Social como forma de requerer o auxílio-doença. Assim, não haverá mais a necessidade de uma perícia médica presencial. Veja mais detalhes!

Nova forma de análise do auxílio-doença

Portanto, com a nova plataforma, o processo para os trabalhadores solicitarem o auxílio-doença foi simplificado. Confira o passo a passo para requerer o benefício:

  • Ir até uma agência do INSS Previdência Social (não é preciso agendar);
  • Entregar o atestado médico que irá substituir a perícia médica;
  • Um servidor irá registrar o pedido de auxílio-doença diretamente no sistema do governo.

Assim, a iniciativa tem o objetivo de auxiliar especialmente aqueles que enfrentam dificuldades para acessar serviços online ou telefônicos, como o aplicativo Meu INSS (disponível para Android e iOS) ou a central de atendimento 135, para marcar suas consultas.

Celular mostrando tela inicial do aplicativo Meu INSS sobre um conjunto de notas de R$ 100.
Imagem: rafapress / shutterstock.com

Como enviar atestado médico através do Meu INSS

Além da entrega presencial, os trabalhadores que precisam solicitar o auxílio-doença devido a acidentes ou enfermidades também têm como opção o envio do documento por meio da plataforma Meu INSS. Confira o passo a passo de como realizar esse procedimento:

  • Acessar a plataforma Meu INSS;
  • Fazer o login;
  • Clicar em “Novo requerimento”.
  • Buscar por “Benefício por Incapacidade Temporária”;
  • Preencher os dados requisitados;
  • Por fim, anexar o atestado médico e os demais documentos solicitados.

Além disso, vale destacar que é crucial que o atestado entregue esteja livre de rasuras e contenha informações essenciais, como:

  • Nome completo do paciente;
  • Data de emissão do documento;
  • Diagnóstico detalhado ou o código da CID (Classificação Internacional de Doenças);
  • Assinatura e identificação do médico responsável;
  • Estimativa de tempo de recuperação do segurado.

Imagem: rafastockbr / Shutterstock.com