Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Afinal, marido pode ser demitido com a esposa gestante?

Será que a lei permite que o marido seja demitido com a esposa gestante? Descubra agora o que determina a legislação!

A gravidez é um momento de grande alegria e expectativa para a família. No entanto, para o futuro pai, surge também uma dúvida: como conciliar as responsabilidades com o trabalho e garantir a segurança da família durante esse período?

É muito importante, antes de mais nada, ressaltar que a legislação sobre o tema está em constante mudança. É preciso que você se mantenha atualizado e, caso sinta necessidade, consulte um advogado para esclarecer dúvidas e garantir seus direitos.

Caso você precise de apoio e/ou mais informações, aliás, recomenda-se, além de entrar em contato com um profissional de direito trabalhista, que você procure o sindicato da sua categoria profissional.

Pai pode ser demitido com a esposa gestante?

No Brasil, ainda não existe uma lei específica que proíba a demissão do marido de gestante. Apesar de projetos de lei terem sido propostos no passado, nenhum foi aprovado até o momento. No entanto, uma garantia existe para proteger o trabalhador:

  • Licença-paternidade: durante os 5 dias corridos após o nascimento ou adoção da criança, o pai não pode ser demitido sem justa causa. Essa proteção é garantida pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). O pai tem direito a receber seu salário integral durante a licença-paternidade.

Quanto tempo depois do nascimento o pai pode ser demitido?

Como já foi mencionado, não não há uma lei específica que proíba a demissão do pai de gestante, para além dos direitos garantidos pela licença-paternidade. Isso quer dizer que o pai de gestante pode ser demitido, assim como qualquer outro trabalhador, fora do período da licença.

Veja também:

Santander ensina como os clientes devem agir em caso de roubo ou furto; confira

Também é indicado que você se mantenha antenado quanto a seus direitos: leia a CLT e busque informações. Diversos órgãos e entidades oferecem materiais informativos e orientação jurídica especializada para esse tipo de situação.

Outras fontes que podem ajudar são as seguintes:

Imagem: tsyhun / shutterstock.com