Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

INSS libera benefício de R$ 1.302 para crianças e adolescentes

O pagamento de um salário mínimo é direito para crianças e adolescentes que cumprem um critério especial. Veja qual é e como receber!

Crianças e adolescentes com determinadas deficiências têm direito a um benefício do INSS no valor de R$ 1.302. Trata-se do Benefício de Prestação Continuada (BPC-Loas), que também pode ser solicitado por idosos acima de 65 anos sem fonte de renda.

De acordo com a Secretaria Nacional de Assistência Social (SUAS), o Brasil possui, atualmente, 4,7 milhões de beneficiários nessa modalidade, que recebem mensalmente o valor de um salário mínimo.

Critérios para pedir o BPC-LOAS como benefício

Quem administra o benefício do BPC-LOAS é o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e, para recebê-lo, é preciso obedecer alguns critérios, que são:

  • Que a criança ou adolescente possua alguma deficiência que a impeça de prover suas necessidades;
  • Que a família da criança ou adolescente comprove renda mensal familiar de até 1/4 do salário mínimo por pessoa;
  • Que tenha o cadastro no CadÚnico atualizado.

É possível excluir do valor mensal da renda familiar as aposentadorias de até 1 salário mínimo. Além disso, dentro do mesmo grupo familiar, as regras permitem o recebimento de 2 ou mais BPCs.

A avaliação pelo INSS leva em conta o grau de deficiência, como ela impacta na rotina do solicitante e nos gastos financeiros da família devido ao problema.

É importante explicar que o benefício é concedido mediante perícia médica feita por profissional do INSS, que pode atestar a deficiência através de laudos ou exames.

Requisitos para pedir o BPC para pessoas idosas

Assim como as crianças e adolescentes com deficiência podem pedir o benefício de um salário mínimo através do BPC-Loas, idosos acima de 65 anos que estejam em situação de pobreza ou necessidade também têm direito ao pagamento.

O processo de requisição é o mesmo do caso anterior, ou seja, o CadÚnico é obrigatório e a renda familiar também não pode ser maior do que 1/4 salário por membro da família.

Por fim, em ambos os casos, pessoas que recebem outro benefício previdenciário ou possuem trabalho com carteira assinada não podem requerer o BPC. Entretanto, pensões por assistência médica ou especial de natureza indenizatória não configuram impedimento para o benefício.

Empréstimo para beneficiários do INSS

Se você está precisando de dinheiro extra para alcançar um objetivo ou até mesmo quitar uma dívida, saiba que existe um jeito simples e fácil de conseguir!

Por meio do Seu Empréstimo Digital, aposentados e pensionistas conseguem encontrar os maiores valores com as menores taxas de empréstimo consignado.

Você simula e contrata o empréstimo sem sair de casa, e todo o processo é seguro e sem burocracia. Clique aqui e conheça!

Imagem: rafapress/shutterstock.com