Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

INSS libera benefício sem perícia médica, saiba como funciona

INSS permite a solicitação de auxílio-doença online e sem a necessidade de perícia médica. Aprenda aqui como utilizar essa nova facilidade!

Em resposta ao acúmulo de pedidos de auxílio-doença, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) tomou uma decisão surpreendente: liberar o benefício sem a necessidade de perícia médica. Desse modo, a estratégia visa diminuir a longa fila de autorização que atualmente inclui mais de 1,1 milhão de trabalhadores.

Ao invés da perícia presencial, o INSS agora se concentra na análise dos documentos de atestados e laudos médicos fornecidos pelo trabalhador. Sendo assim, o Ministério da Previdência Social implementou este método para aliviar o atraso nos pedidos de auxílio-doença. Portanto, siga a leitura e confira mais detalhes acerca da decisão do INSS.

Decisão do INSS

Celular com app do INSS aberto em cima de notas de R$ 100 e R$ 50, referentes ao valor que a Caixa vai liberar
Imagem: rafapress / shutterstock.com

Agora, deve-se enviar toda a documentação, incluindo a assinatura do médico, através da plataforma Atestmed, desenvolvida pelo próprio INSS para administrar esses benefícios. Dessa maneira, o atendimento é inteiramente online.

Assim, tornando a solicitação de auxílio uma experiência mais conveniente e acessível para os segurados. Para conseguir o auxílio doença online, é necessário acessar o site Meu INSS e realizar o login. Feito isso, basta clicar em ‘pedir benefício por incapacidade’ e seguir para a página que diz ‘novo requerimento’.

Na etapa seguinte, pede-se ao segurado para enviar os documentos relevantes, como atestados e laudos médicos, para comprovar a incapacidade para o trabalho. O atestado deve conter o nome completo do paciente, a data de emissão, o diagnóstico por extenso ou o código da CID, a assinatura do profissional de saúde, a data de início do repouso ou afastamento e o prazo estimado para recuperação.

O que é o auxílio doença?

O auxílio-doença é um benefício do INSS destinado a trabalhadores que temporariamente não podem trabalhar devido a uma doença ou acidente. Para ter direito ao benefício, é necessário contribuir para a Previdência Social e apresentar um atestado médico que comprove a incapacidade.

Veja também:

Nova regra para Prova de Vida do INSS alivia milhões de brasileiros, entenda

O benefício pode ser concedido de forma temporária, durante o período em que o trabalhador estiver impossibilitado de trabalhar, ou de forma definitiva, caso a incapacidade seja permanente.

Imagem: rafapress / shutterstock.com