Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

INSS não pode bloquear benefícios até 31 de dezembro; saiba mais

Depois de uma divergência entre o Congresso Nacional e o governo, a prova de vida do INSS está suspensa em 2021, por conta da pandemia de coronavírus. Diante disso, os aposentados e os pensionistas não podem ter o benefício suspenso por falta de comprovação. Saiba mais abaixo.

Confira como conseguir um auxílio de R$ 550 no INSS

INSS não pode bloquear benefícios até 31 de dezembro; saiba mais

Em suma, a prova de vida do INSS é uma exigência anual. Ela tem como objetivo, evitar a fraude e os pagamentos indevidos. A instituição bancária é responsável pela marcação da data, assim como da sua convocação.

Diante da pandemia, a prova de vida do INSS estava suspensa desde março de 2020, e voltou a ser exigida em 2021, no mês de junho. Entretanto, com a elevação do risco de contaminação, houve um novo pedido de suspensão.

Com isso, a prova de vida do INSS voltou a ser suspensa até o dia 31 de dezembro. Sendo assim, a prova de vida não é obrigatória, e o instituto não pode fazer nenhum bloqueio nos benefícios. Entretanto, os segurados que desejarem, podem fazer a comprovação na instituição bancária em que recebe o benefício.

Segundo o Instituto Nacional do Seguro Social, até agosto de 2021, cerca de 4,9 milhões de beneficiários ainda precisavam fazer a prova de vida. Ademais, aqueles que não fizeram a comprovação desde novembro de 2020 até dezembro de 2021, deverão fazer o procedimento no início de 2022. Por fim, a medida afeta a vida de mais de 7,3 milhões de aposentados e pensionistas do INSS.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o FacebookTwitterTwitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de créditoempréstimosfintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: rafapress / shutterstock.com