Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

INSS: nesta semana, STF decide como fica a situação de quem pediu revisão da aposentadoria; confira

Saiba como a decisão do STF sobre revisão de aposentadoria pode afetar milhões de brasileiros. Entenda o que está em jogo!

Nesta quarta-feira (3), o Supremo Tribunal Federal (STF) decidirá sobre a situação dos cidadãos que solicitaram revisão de suas aposentadorias junto ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Assim, essa decisão impactará diretamente a vida de milhões de brasileiros e, por isso, é fundamental entender os detalhes e implicações desse processo.

Em síntese, a revisão de aposentadoria é um procedimento comum para aqueles que acreditam que seus benefícios foram calculados de maneira incorreta pelo INSS. Isso pode ocorrer devido a uma série de fatores, como inclusão indevida de períodos de contribuição, cálculo inadequado do tempo de serviço, entre outros.

Impactos da decisão do STF na vida dos beneficiários

Portanto, a decisão do STF sobre esse tema é crucial porque definirá os parâmetros para a revisão de aposentadorias em todo o país. Assim, dependendo do veredito, milhares de pessoas poderão ter seus benefícios recalculados, resultando em possíveis ajustes nos valores recebidos mensalmente.

Dessa forma, para os beneficiários do INSS, essa decisão pode representar uma oportunidade de correção de injustiças e de obtenção de uma aposentadoria mais condizente com seus direitos previdenciários. 

Veja também:

Auxílio Brasil já iniciou pagamentos de R$ 15 mil por dados vazados?

Por outro lado, também há a possibilidade de que o resultado do julgamento traga limitações ou dificuldades adicionais para aqueles que buscam a revisão de seus benefícios.

Martelo de madeira com balança de pratos desfocada ao fundo
Imagem: Reprodução/Shutterstock.com

Revisão dos benefícios do INSS

Enfim, caso o parecer seja favorável, todos os segurados que recebem os seguintes benefícios do INSS poderão pedir a reanálise do valor que recebem mensalmente:

  • Aposentadoria de pessoa com deficiência;
  • Aposentadoria por idade;
  • Aposentadoria por invalidez;
  • Aposentadoria em regime especial;
  • Aposentadoria por tempo de trabalho;
  • Auxílio-acidente;
  • Auxílio-doença;
  • Pensão por morte.

De acordo com dados obtidos pela Infomoney por meio da empresa de jurimetria Data Lawyer Insights, atualmente, há na Justiça Federal 27 milhões de processos, sendo mais de 71 mil processos relacionados à revisão das aposentadorias.

Imagem: Reprodução/Shutterstock.com