Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

INSS quer convocar mais 2 mil aprovados no concurso

INSS busca reforço: convocação iminente de 2 mil aprovados no concurso para fortalecer a equipe. Saiba detalhes.

Alessandro Stefanutto, o recém-nomeado presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), está planejando uma medida que pode trazer alívio para milhares de cidadãos brasileiros.

Ele pretende convocar os 2.144 concursados aprovados no processo seletivo realizado em 2022, visando fortalecer o quadro de servidores do órgão.

No entanto, antes de efetivar essas contratações, é essencial garantir recursos para cobrir os gastos relacionados ao curso de formação e ao processo de admissão dos novos funcionários. Essa etapa é fundamental para preparar os profissionais para as responsabilidades e desafios que enfrentarão no desempenho de suas funções no INSS.

NSS nomeia 2.144 concursados para reforçar os serviços

A contratação desses novos servidores se faz necessária devido à escassez de funcionários para atender às crescentes demandas da população.

Atualmente, o INSS enfrenta um déficit de 23 mil servidores em todo o país, abrangendo os cargos de técnico e analista. Essa situação gera longas filas, demoras nos processos de concessão de benefícios e um impacto negativo na qualidade do atendimento aos segurados.

Até o momento, cerca de mil candidatos aprovados no processo seletivo já foram nomeados pelo INSS e estão passando por um curso de formação e adaptação.

Chegada dos novos servidores visa agilizar atendimento

Os colaboradores selecionados cumprirão uma carga horária de trabalho de 40 horas semanais e terão um salário inicial de até R$ 5.905,79. Esse valor de remuneração, no entanto, não é um salário-base, e sim um compilado de outros benefícios, como a Gratificação de Atividade Executiva (GAE), a Gratificação de Desempenho da Atividade do Seguro Social (GDASS) e o auxílio-alimentação.

A nomeação dos primeiros candidatos aprovados foi autorizada pela ministra de Estado da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck. Essa medida representa um importante passo para solucionar o problema de falta de servidores no INSS e melhorar a eficiência e a qualidade do atendimento prestado aos segurados.

O concurso realizado pelo INSS contou com a participação de mais de um milhão de candidatos, o que demonstra o interesse e a necessidade de ingresso nesse setor público.

Todo o processo, desde as inscrições até a seleção, foi conduzido pelo Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), uma instituição renomada e reconhecida por sua imparcialidade e transparência.

Imagem: Victoria Labadie/ Shutterstock.com