Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Santander irá encerrar atividades de agência no dia 14 de julho

Sua agência é a afetada por essa decisão? Confira na matéria os motivos da decisão de fechamento em importante unidade bancária.

O banco Santander anunciou que irá fechar a agência localizada em Feira de Santana, na Bahia. Ela fica na Avenida Joaquim José Seabra, popularmente conhecida como JJ Seabra, e será desligada no dia 14 de julho. É mais um ponto que encerra suas atividades na cidade.

Em março, o banco Itaú também desligou uma de suas agências na cidade, que funcionava há 10 anos na Avenida Presidente Dutra. O Sindicato dos Bancários recebeu a notícia com tristeza e ressalta que a medida reflete um cenário de incerteza no município.

Perda de empregos em Feira de Santana

O presidente do Sindicato, Eritan Machado, expressou suas solidariedade a todos os bancários da agência que ainda não sabem se serão demitidos ou realocados para outra agência do banco. Mas trabalhadores de serviços terceirizados, como zeladores e vigilantes, já receberam aviso prévio de demissão.

Eritan destaca que não há justificativa para o desligamento das agências, visto o lucro que as instituições financeiras arrecadam. Só no primeiro trimestre de 2023, o banco lucrou R$ 3 bilhões.

“O que é que um banco que, no ano passado, lucrou 13 bilhões de reais, o que é que justifica esse fechamento de unidade? Então é isso que a gente se questiona, a gente entende que é injusto este fechamento e que vai prejudicar toda aquela comunidade”, questionou.

Ele também criticou o fato das agências se distanciarem dos clientes, que são sempre enviados a correspondentes bancários, além do atendimento ruim e, em alguns casos, os funcionários se negam a oferecer o serviço, alegando, posteriormente, que fechará as portas por falta de demanda.

O que diz o Santander

O banco justificou que não há demanda suficiente de clientes, e que o funcionamento de agência de Feira de Santana já estaria dando prejuízo à instituição.

Além disso, o Santander também se comprometeu a manter o emprego dos bancários, mas não deu informações sobre os trabalhadores terceirizados, que cuidam da limpeza e da segurança do local.

Imagem: Nara_Money / shutterstock.com