Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

INSS revela como a prova de vida está sendo feita atualmente; confira

O INSS mudou seu modo de fazer a prova de vida dos aposentados e pensionistas; como o processo é feito agora?

A prova de vida do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) está sendo feita de modo diferente desde janeiro deste ano. Para esclarecer as dúvidas dos aposentados e pensionistas, o INSS explicou como o processo está sendo feito atualmente.

Nesse sentido, o INSS revelou que, se você recebe pensão ou aposentadoria, não tem mais obrigação de fazer a prova de vida no banco onde recebe o benefício. Isso ocorre porque, nos dias de hoje, há um amplo cruzamento de dados.

Cruzamento de dados é o suficiente para prova de vida do INSS

A Previdência Social é a própria responsável pela prova de vida. Para identificar se seu segurado está vivo, o INSS utiliza uma ampla base de dados e cruza as informações. Por exemplo, se você fizer a declaração do Imposto de Renda (IR), o INSS já pode utilizar esse dado da Receita Federal como uma prova.

No mesmo sentido, atualizações do Cadastro Único (CadÚnico), o uso do aplicativo Meu INSS (disponível para Android e iOS), votação em eleições, solicitações de empréstimos consignados, entre outros, também são usados.

Veja também:

Empregados temporários têm direitos trabalhistas? Saiba mais

INSS usa dados federais, estaduais e municipais

A prova de vida do INSS está se alimentando de informações nos níveis federais, estaduais e municipais. Além das ações que já citamos, podem-se identificar outras coisas no cruzamento de dados da prova de vida, tais como:

  • Emissão e atualização de documentos, como, por exemplo, Carteira Nacional de Habilitação (CNH), Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) e Carteira Nacional de Identificação (CIN);
  • Ter um atendimento presencial na agência do instituto;
  • Usar a biometria no pagamento do benefício previdenciário.

O que acontece se não identificarem nenhuma dessas ações?

O INSS faz o cruzamento de dados da prova de vida do INSS de maneira automática. No entanto, se a Previdência Social não identificar nenhuma das ações que comprovam sua situação, você será notificado. Esse aviso pode ser feito pelo seu banco, pelo Meu INSS ou pela Central de Atendimento 135.

Contudo, não há, por exemplo, a obrigatoriedade de contratar um serviço bancário para comprovar a vida. Uma opção viável é ativar a biometria no banco e elevar o nível de segurança do Gov.br, que exige o reconhecimento facial. Por fim, o INSS precisa obter dados no cruzamento em até 60 dias após o aviso de não efetivação.

Imagem: Ground Picture / shutterstock.com