Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Posso aumentar o valor dos pagamentos do INSS neste ano?

Existem diferentes formas de revisar o seu benefício do INSS. Confira como você pode realizar a revisão neste post!

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Muitos aposentados e pensionistas do INSS, de tempos em tempos, desejam pedir a revisão de valores do seu benefício, sendo necessário solicitar esse pedido diretamente para a autarquia.

Neste ano, se você deseja tentar aumentar o valor do seu benefício, são vários os tipos de revisão possíveis. A maioria delas se referem a erros que o próprio INSS cometeu no cálculo do benefício. Então, para saber mais sobre, confira a seguir.

INSS: veja situações em que você pode fazer a revisão do seu benefício

Primeiramente, é preciso dizer: o INSS não costuma aceitar o pedido de uma revisão. Se você quiser que o valor seja revisto, provavelmente deverá ser por meio de uma ação judicial. Atualmente, existem algumas formas de fazer esse pedido, conforme veremos na sequência.

Ação Trabalhista

A primeira forma é a revisão por ganho em ação trabalhista. Indica-se para pessoas que tiveram o reconhecimento de vínculo empregatício em alguma ação trabalhista, mesmo que o empregador não tenha feito os recolhimentos previdenciários. Ou, até mesmo, quando o empregador recolheu menos do que deveria.

Revisão do Buraco Negro e Revisão do Teto

Outra revisão é a chamada revisão do Buraco Negro, aplicada diante a ausência de correção nos salários de contribuição durante um determinado período. Também há revisão do teto, voltada para quem teve a aposentadoria concedida pelo INSS entre 24/07/1991 e 19/12/2003. Isso porque, entre 1998 e 2003, o governo reajustou o teto do INSS para R$ 1.200,00 e R$ 2.400,00, mas as aposentadorias concedidas anteriormente não tiveram reajuste.

Revisão da Vida Toda

Por fim, outra revisão bem conhecida é a chamada Revisão da Vida Toda. Na prática, ela pede a inclusão das contribuições previdenciárias realizadas antes de 1994. Isso porque, hoje em dia, o INSS não contabiliza esses recolhimentos. Além disso, o instituto já afirmou ter dificuldades em calcular o valor do benefício após a troca da moeda nacional, em 1994. Assim, é possível ter a revisão destes valores.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal no YouTube e em nossas redes sociais, como o FacebookTwitterInstagram e Twitch. Assim, você acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de créditoempréstimosfintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: rafapress / Shutterstock.com