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INSS se manifesta após sumiço de mais de 200 mil pedidos; confira

Meses após polêmica do sumiço de mais de 200 mil pedidos da fila do INSS, atual presidente se posiciona sobre o acontecimento. Entenda!

Meses após a denúncia de que mais de 200 mil pedidos haviam sumido da fila do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), o presidente do órgão, Alessandro Stefanutto, se posicionou sobre o assunto. “Alguém deixou os pedidos numa gaveta”, declarou ele à Folha de São Paulo.

Stefanutto informou que ainda há investigações em andamento internamente para entender se a causa da situação foi um problema no sistema, negligência dos funcionários ou motivação intencional. De acordo com ele, o problema se estende desde o governo anterior.

Entenda o que aconteceu com os pedidos do INSS

Logo INSS na tela de um celular.
Imagem: rafapress/shutterstock.com

De acordo com a Folha, mais de 223 mil requerimentos de benefício não constavam mais na lista do INSS em junho, época do lançamento do Portal da Transparência Previdenciária. O jornal publicou a divergência em agosto, em comparação com o Boletim Estatístico da Previdência Social do mesmo período.

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Segundo o presidente do instituto, esses requerimentos estavam vinculados a uma unidade desativada dentro do sistema do INSS. Assim, para o beneficiário, o pedido aparecia como “em análise”. Todavia, não havia nenhuma tarefa em aberto que permitisse a um servidor do órgão fazer a avaliação.

Nas palavras de Stefanutto, “esses processos não eram enxergados por ninguém”. Ainda não se sabe se isso ocorreu por acaso, erro de sistema ou ação consciente para a redução artificial da fila. Conforme as investigações que aconteceram até o momento, a falha ocorria desde 2022.

Saiba mais sobre outra falha do órgão

Ao que tudo indica, ainda neste ano, cerca de 49 mil pedidos que já haviam avançado da perícia médica foram encaminhados para o “pós-perícia”. No entanto, eles acabaram ficando em um limbo no INSS, em que os servidores não recebiam nenhum tipo de tarefa relacionada aos pedidos.

Por fim, sobre a falha no Portal da Transparência, Stefanutto declarou que a metodologia utilizada neste ano pelo governo foi a mesma já usada no ano anterior. “Não posso dizer que o número foi colocado por algum tipo de falseamento. Estamos estudando”, disse.

Imagem: rafapress/shutterstock.com