Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

INSS te liberou, mas você ainda está doente? Saiba o que fazer

Veja o que fazer quando você ainda está doente, mas o INSS já te liberou. Saiba a melhor maneira de resolver o problema!

Em meio às tantas burocracias associadas ao mundo do trabalho, um dos impasses mais complexos é o que envolve o INSS e o médico do trabalho. Imagine que um trabalhador, após receber alta médica do INSS, é considerado inapto para retornar ao trabalho pela empresa. Isso cria uma situação de indefinição bastante complexa para o empregado.

Durante esse período, o trabalhador pode acabar sem receber o benefício do INSS e sem a remuneração da empresa. Mas quais são os direitos desse trabalhador e como agir nesse caso?

Como o trabalhador pode agir?

Existem algumas alternativas para ajudar o trabalhador a sair do “limbo previdenciário”. Uma delas é iniciar um recurso administrativo ou uma ação judicial contra o INSS para buscar a concessão ou restabelecimento do auxílio-doença.

Veja também: R$ 1 milhão na sua conta: serviço do Santander pode te render esta grana

Mão segurando celular que mostra logo do INSS .
Imagem: rafastockbr / shutterstock.com

Outro caminho é entrar com uma reclamação trabalhista contra a empresa para assegurar sua reintegração ao trabalho ou, se necessário, o pagamento dos salários enquanto aguarda o resultado do recurso administrativo ou do pedido de prorrogação do auxílio-doença.

No caso da ação judicial ou do recurso administrativo, é importante que o advogado inclua um pedido de tutela de urgência (liminar) para garantir o restabelecimento imediato do benefício ou dos salários. Caso contrário, o trabalhador pode continuar nesse “limbo” previdenciário.

Em que situações o INSS libera um segurado doente para o trabalho?

Em alguns casos, o INSS concede alta médica, mas a empresa, seguindo a avaliação do médico do trabalho, o considera inapto para retornar à atividade. Isso pode ocorrer quando o trabalhador ainda está doente ou com limitações que o impedem de exercer as funções desempenhadas anteriormente. 

Nesse cenário, cabe ao trabalhador recorrer da decisão, apresentando um recurso administrativo ou uma ação judicial contra o INSS.

Uma empresa pode demitir um funcionário que retorna da alta do INSS?

Tudo depende do tipo de auxílio que o trabalhador estava recebendo. Se foi um benefício por incapacidade temporária, não há estabilidade após a alta e a empresa pode demitir o funcionário. 

No entanto, quando o trabalhador se afastou por uma doença relacionada ao trabalho, ele tem 12 meses de estabilidade, o que impede sua demissão nesse período.

Imagem: Chinnapong/shutterstock.com