Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

INSS vai pagar revisão do artigo 29 em maio; saiba como consultar

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) deve pagar a revisão do artigo 29, chamada de revisão dos auxílios, entre os dias 1º e 7 de maio desse ano. Segundo as informações do órgão previdenciário, esse é o último lote do calendário de pagamentos definido depois de um acordo firmado entre o instituto e o Ministério Público Federal (MPF). A etapa deve contemplar 10.941 beneficiários.

É provável que você também goste:

Quais os descontos podem aparecer no extrato do seu INSS?

Atenção: INSS libera novo auxílio de R$ 606

INSS: conheça as novas regras para a prova de vida

INSS vai pagar revisão do artigo 29 em maio; saiba como consultar

Em suma, o pagamento acontece para compensar os erros no pagamento de benefícios do INSS por incapacidade, entre os anos de 2002 e 2009. Na ocasião, o órgão deixou de descartar as 20% menores contribuições no cálculo da média salarial dos trabalhadores.

O acordo judicial aconteceu em 2012 e possibilitou ao governo diluir os pagamentos ao longo dos anos de 2013 em diante. Os valores devem ser liberados para aqueles que, em 2012:

  • tinham até 45 anos no mês de abril;
  • já não ganhavam mais o benefício calculado com erro;
  • tinham direito a atrasados a partir de R$ 6.000,01.

Como consultar?

No fim de abril, deve ser possível consultar se o beneficiário está no lote. De acordo com o INSS, essa é a data em que “o processamento desses pagamentos deve ser concluído”. Ademais, a consulta pode ser realizada por telefone, pelo número 135, ou através do aplicativo ou site Meu INSS.

Veja as instruções:

  1. Acesse este link;
  2. Em seguida, informe o seu CPF e a sua senha;
  3. Logo após, na barra superior, em azul, onde está escrito “Do que você precisa?”. Digite a palavra revisão e escolha e a opção “Revisão de Benefício – artigo 29”. Depois disso, clique no texto;
  4. Por fim, acesse “Consultar Revisão de Benefício – Art. 29º”.

Em suma, se você não tiver valores a receber, a mensagem será de que a “Consulta à Revisão artigo 29 não retornou dados para o cidadão”.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o FacebookTwitterTwitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimosfintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: Brenda Rocha – Blossom / Shutterstock.com