Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Inteligência Artificial: criminosos ‘clonam’ pessoas para aplicar golpes financeiros

Saiba mais informações sobre como os criminosos estão utilizando Inteligência Artificial para aplicar golpes financeiros!

Impostores estão usando tecnologias de Inteligência Artificial (IA) para enganar vítimas com simulações realísticas de pessoas conhecidas. Assim, as famílias brasileiras estão entre as mais recentes a relataram tentativas de fraudes utilizando a técnica dos chamados “deep fakes”.

Dessa forma, saiba mais informações sobre essa tecnologia a fim de saber identificá-la e, assim, evita cair em fraudes e ter prejuízos. Continue a leitura!

Como funciona o golpe com uso de IA?

Imagem de uma pessoa mexendo com inteligência artificial
Imagem: Peshkova / Shutterstock.com

A advogada aposentada Karla Pinto, foi uma das vítimas dos golpistas que utilizaram Inteligência Artificial. Ela recebeu uma chamada de vídeo de alguém que parecia ser sua filha, a também advogada Hanna Gomes, solicitando uma transferência de R$ 600 por meio de PIX.

Contudo, Karla notou inconsistências, como a ausência do apelido carinhoso usualmente utilizado pelas duas, a roupa da filha diferente da que ela estava usando quando saiu de casa, e o fato de a conta para onde o dinheiro seria transferido pertencer a uma amiga de Hanna, não a ela mesma.

Após realizar perguntas específicas para confirmar a identidade da filha, a chamada interrompeu-se abruptamente. O relato dessa situação ocorreu ao portal BBC News Brasil.

Investigação da fraude

A família decidiu registrar o caso na Delegacia de Crimes Virtuais da Polícia Civil do Distrito Federal (DF), que está atualmente investigando o incidente. Hanna acredita que os criminosos possam ter utilizado vídeos registrados de aulas online e redes sociais para criar o ‘deep fake’ de sua imagem por meio de IA, reconhecendo similaridades entre as vozes e aparência física simuladas.

O número de estelionato por meio eletrônico cresceu 65% em 2023, demonstra o Anuário Brasileiro de Segurança Pública. Houve relatos de mais de 200 mil casos deste tipo de crime no país.

Veja também:

Alerta! INSS Muda As Regras da Prova de Vida e Aposentados PRECISAM Atualizar os Dados

Como se proteger dos golpes por IA

Por fim, o “deep fake” é um sofisticado software desenvolvido com IA, que pode reproduzir a imagem e a voz de uma pessoa de maneira extremamente realista. Especialistas sugerem algumas dicas para se proteger deste tipo de fraude.

  • Tenha consciência de que este tipo de golpe existe;
  • Analise com cuidado detalhes da movimentação dos olhos e da boca durante chamadas de vídeo;
  • Faça perguntas específicas relacionadas a eventos exclusivamente vividos pelo interlocutor;
  • Mude abruptamente o assunto da conversa. Fraudes sofisticadas muitas vezes são programadas para manter um script específico de interações;
  • Desconfie de pedidos inusitados de dinheiro ou transferências bancárias e tente confirmar a identidade do solicitante por outros meios.

Imagem: Peshkova / Shutterstock.com