Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Investimento se torna desejo de trabalhadores brasileiros; veja

O investimento se tornou um dos maiores objetivos dos trabalhadores do Brasil. Confira o motivo com mais detalhes!

Investir se tornou um dos maiores desejos dos brasileiros para os próximos meses, segundo um estudo recente do Instituto Locomotiva em parceria com a empresa de benefícios VR. 

Segundo a pesquisa, essa é a intenção de 38% dos trabalhadores, que têm a intenção de investir em algum ativo até fevereiro do ano que vem, demonstrando que o interesse pelo setor continua crescendo entre a população. Saiba mais!

Investimento não é realidade para todos

O estudo, divulgado nesta terça-feira (21), demonstra, no entanto, que os investimentos não são uma realidade para todos. Isso porque, segundo o mesmo levantamento, três a cada quatro pessoas consultadas dizem não ter nenhum tipo de investimento, o equivalente a 76%.

A explicação para essa falta de interesse em investimentos na maior parte da população também é revelada no estudo. Ainda de acordo com a pesquisa, ao menos 25% dos trabalhadores dizem ter dificuldades de entender sobre investimentos e outros assuntos relacionados às finanças.

Vale destacar que isso explica também o motivo da poupança continuar a ser o investimento favorito da população, segundo dados divulgados pelo “Raio-X do Investidor“, estudo idealizado pela Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima).

Cenário de endividamento

A pesquisa ainda se propôs a discutir alguns conceitos relacionados à educação financeira, como o endividamento e o uso do crédito. Como exemplo disso, 43% dos entrevistados afirmaram que já se endividaram por comprar por impulso.

Nos últimos 12 meses, ao menos 53% dos entrevistados recorreram ao crédito para solucionar os seus problemas financeiros, demonstrando que a reserva de emergência, por exemplo, usada para conter imprevistos sem precisar se endividar e lidar com altos juros, ainda não é tão comum entre a população.

A maior motivação para a solicitação seria para resolver algum imprevisto, com 44% dos entrevistados fazendo essa afirmativa. O segundo maior motivo se refere ao pagamento de dívidas do cartão de crédito, contando com 22% dos entrevistados.

Imagem: Jirsak / shutterstock.com