Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Investir em ouro é um bom negócio? Descubra aqui

Com relação aos riscos de investir em ouro, assim como em outras commodities, o preço do ouro muda de acordo com a oferta e a demanda.

0

Você já ouviu falar em investimento em ouro? Esse tipo de investimento é usado como uma forma de diversificação. Em suma, é uma forma mais segura e lastreável de investir, além de ter uma demanda garantida. Por exemplo, em 2020, quando o mercado estava diante da crise do coronavírus, o preço da onça troy (1 onça troy = 31,1034 gramas), bateu recorde, e fechou em mais de US$ 2 mil. Mas, será que é um bom negócio investir em ouro? Descubra abaixo.

Como investir? Quais os riscos?

Existem muitas formas de investir em ouro. Ou seja, você pode investir através de joias, artefatos ou barras de ouro, bem como por meio de contratos futuros e ETFs. Assim, no caso de barras de ouro, você precisa procurar uma corretora autorizada pelo Banco Central, e pela CVM, bem como ter certeza de que fez a compra de barras lacradas e autenticadas.

Além disso, é possível investir  através de contratos futuros na Bolsa, por meio dos códigos OZ1D ou OZ2D. Entretanto, os valores podem variar, bem como existe o risco de liquidez. Você pode também, investir em ouro através de fundos de investimentos, lastreados em contratos do metal. Por fim, é possível usar o ETF GOLD11, negociado na B3 e  também no HB do Inter

Seja membro

Com relação aos riscos de investir em ouro, é necessário levar em conta que, assim como outras commodities, o preço do ouro muda de acordo com a oferta e demanda. Em suma, a oferta do ouro é limitada pelas jazidas e pelas tecnologias disponíveis. Já a demanda muda conforme os movimentos de mercado. Dessa forma, é normal que o preço oscile de tempos em tempos. Inclusive, muito mais que ativos de renda fixa.

Investir em ouro é um bom negócio?

Ao levar em conta que o ouro é um ativo que se comporta bem até em tempos de crise, sim, investir em ouro pode valer a pena. Entretanto, se comparar o retorno do ouro contra o S&P500, por exemplo, o ouro não parece uma boa opção. É dito isso, pois de janeiro de 1975 até março de 2021, o ouro teve um retorno de 877%. Porém, o S&P500 valorizou, no mesmo período, 5.060%.

Apesar disso, é importante levar em conta a diversificação de investimentos. Esse é um mantra chave de todo bom investidor. Ou seja, investir em ouro, somado a outros investimentos, é um negócio interessante. Dessa forma, é possível diversificar o risco, bem como se proteger contra os momentos de crise. 

Enfim, gostou da matéria?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: Pixfiction / shutterstock.com

Comentários do Facebook

- Publicidade -

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.