Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

O que é o IPCA, e como ele afeta o seu bolso?

O Índice  Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) é o índice oficial da inflação. Sendo assim, ele indica a variação dos preços de um conjunto de serviços e produtos para o consumidor final. Diante disso, confira abaixo, como o IPCA afeta o seu bolso.

Copom aumenta a Selic em 1,5 p.p. e taxa de juros chega a 7,75%

O que é o IPCA?

Mensalmente, o IBGE mede o IPCA, o qual estima a variação dos preços de produtos e serviços vendidos no varejo – que são consumidos pelas famílias do Brasil. Na média, o índice mostra se os preços tiveram alta, queda ou estabilidade de um mês para o outro.

Para compor o IPCA, são pesquisados um conjunto de grupos de gastos:

  • Alimentação e bebidas (como frutas e carnes);
  • Artigos de residência (como eletrodomésticos e mobiliário);
  • Comunicação (como internet e telefonia celular);
  • Despesas pessoais (como lazer e serviços pessoais);
  • Educação (como leitura e cursos regulares);
  • Habitação (como gás encanado e energia elétrica);
  • Saúde e cuidados pessoais (como serviços médicos e produtos farmacêuticos);
  • Transportes (como combustíveis e transporte público);
  • Vestuário (como roupas e calçados).

O levantamento do IPCA tem como base 15 capitais do país e o Distrito Federal. O cálculo considera as famílias com renda de um a 40 salários mínimos. Mesmo não sendo calculado em todo o Brasil, ele tem abrangência nacional. Sendo assim, o índice tem validade para todas as cidades e regiões.

Como ele afeta o seu bolso?

A inflação resulta em perda de valor do dinheiro, pois o mesmo não acompanha os aumentos nos preços. No caso de alguém que ganha o mesmo valor por certo período, e o valor dos itens segue em elevação, essa pessoa pode comprar cada vez menos produtos.

Em um cenário de inflação muito alta, como é o caso atual do Brasil, os preços ficam distorcidos. Com isso, a população encontra mais dificuldade em acompanhar se os itens estão baratos ou caros. Como consequência, o dinheiro perde o valor.

O IPCA também influencia a taxa Selic. Através deste índice, o Copom do banco Central determina se vai aumentar ou diminuir a taxa básica de juros. Como forma de conter a inflação, o governo costuma aumentar a Selic. Nesse cenário de alta, o crédito fica mais caro. Desse modo, se reduz o consumo, para que o comércio reduza os valores.

Ademais, o IPCA também opera como base para alguns investimentos, que seguem a inflação. Sendo assim. Ou seja, dependendo dos resultados da inflação, as aplicações podem ter mais ou menos rendimentos.

Enfim, quer saber mais sobre tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

imagem: Billion Photos / shutterstock.com