Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

IPTU 2024: o que é, para que serve e quem deve pagar este tributo?

Se você ainda tem dúvidas sobre o IPTU, confira o que é esse imposto, como se define o seu valor e quem deve pagá-lo em 2024.

O Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) é uma das despesas que costumam apertar as contas do brasileiro a cada início de ano. Uma vez que o pagamento desse tributo é obrigatório, é essencial entender como ele funciona e quem está sujeito à cobrança.

Então, se você ainda tem dúvidas sobre o cálculo e o objetivo do imposto, confira a seguir o que é o IPTU, como se define o seu valor e quem deve pagá-lo em 2024.

O que é e para que serve o IPTU?

Imagem de uma pessoa calculando algo, utilizando uma calculadora. Sobre a mesa, se encontram uma casa em miniatura e moedas.
Imagem: Andrey Popov / shutterstock.com

O IPTU é um imposto municipal cobrado anualmente de pessoas que têm imóveis em seu nome. Isso inclui casas, apartamentos e qualquer tipo de propriedade localizada em uma área urbanizada da cidade.

O valor que o município arrecada com esse tributo não tem uma finalidade específica. Em suma, o valor é investido em obras de infraestrutura para melhorar a qualidade das áreas urbanas da cidade.

Como é calculado o imposto?

No cálculo do imposto, as prefeituras consideram o chamado valor venal da propriedade. Esse valor é uma estimativa de preço que leva em conta o tamanho do terreno, a localização, a área construída em metros quadrados e o tipo de acabamento.

Veja também:

Bolsa Família: pesagem obrigatória ocorre neste sábado (13)

Para determinar o valor do IPTU, multiplica-se o valor venal da propriedade por uma alíquota definida pelo município. Desse modo, cada prefeitura utiliza critérios específicos para realizar a arrecadação do imposto.

Quem deve pagar o IPTU?

O pagamento do IPTU é uma obrigação dos proprietários de imóveis, inclusive os alugados. A responsabilidade também pode ser transferida para o inquilino, mas apenas se isso estiver previsto no contrato de aluguel.

Em relação à isenção, cada prefeitura determina os próprios critérios para definir quem não precisa realizar o pagamento. Por exemplo, aposentados e pensionistas costumam ser isentos em muitas cidades; em outras, proprietários de imóveis com valor abaixo da média também recebem isenção.

Imagem: Andrey Popov / shutterstock.com