Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

IPVA 2022: pagar à vista com desconto ou parcelar?

Embora estejamos vivendo em 2021 um aumento da inflação, o governo estadual do Rio de Janeiro (RJ) determinou um desconto baixo para o IPVA 2022. Em suma, os motoristas cariocas devem ter acesso a um desconto de somente 3%, assim como em anos anteriores. Ou ainda, é possível parcelar em até 3 vezes, de acordo com o calendário de pagamento, mas sem abatimento. Diante disso, vale mais a pena pagar à vista com desconto ou parcela? Descubra a seguir.

É provável que você goste também:

Isenção de IPVA: veja quais veículos não pagarão o imposto em 2022

Isenção IPVA 2022: confira quais doenças garantem este direito

IPVA 2022: pagar à vista com desconto ou parcelar?

De acordo com especialistas, pagar o IPVA em cota única vale a pena apenas para algumas pessoas. Segundo Durval Mirelles, professor de Economia da Universidade Veiga de Almeida, pagar o tributo antes previne os motoristas sobre a cobrança mais cara em 2022.

Mirelles explica que, com a paralisação da produção de veículos por conta da falta de peças, e o encarecimento dos automóveis no mercado primário e secundário, o IPVA deve aumentar de 20% a 30% em 2022. Dessa forma, para quem tem dinheiro guardado, a recomendação é aproveitar o desconto de 3%

“Até o preço dos carros usados subiu muito e, como o valor do IPVA é calculado com base na tabela Fipe, o imposto também vai aumentar. Só não se deve quitar à vista se a perda de renda para a família for muito grande. Nesses casos, o parcelamento é mais prudente”, explica Mirelles.

Divulgação: Governo estadual do RJ

Enquanto isso, a mestre em Ciências Contábeis e professora do Ibmec-RJ, Gecilda Esteves disse que é difícil achar um investimento com liquidez imediata, que renda 1% líquido ao mês, descontadas as taxas e encargos. Dessa forma, o desconto de 3% no IPVA é vantajoso para quem tem reservas.

“Nem mesmo o Tesouro Direto Selic oferece tal rentabilidade. Em geral, os produtos do mercado giram em torno de 0,7% a 0,9% ao mês” analisa Gecilda. “O parcelamento só é melhor se você encontrar um investimento de renda fixa com liquidez diária que ofereça acima de 13% ao ano”.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o FacebookTwitterTwitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de créditoempréstimosfintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: Brastock/shutterstock.com