Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

IR 2022: entenda o que é a malha fina e o que fazer para não cair nela

O prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda 2022 começou no dia 7 de março. Essa obrigação deve ser cumprida pelos contribuintes com bastante atenção. Os dados que constam na declaração têm sua importância e não podem apresentar erros. 

Uma informação não-declarada, colocada no lugar errado ou que apresente um dígito a mais ou a menos pode causar problemas com a Receita Federal e, consequentemente, fazer com que o contribuinte caia na tão conhecida malha fina. 

Portanto, é importante entender o que é a malha fina, como ela funciona e o que precisa ser feito para se afastar dela. Confira!

É provável que você também goste:

Imposto de Renda: o que define quem recebe restituição e quem deve pagar ao Leão?

Imposto de Renda: é melhor enviar a declaração no começo ou no fim do prazo?

Malha fina: o que é?

Todos os anos, como um procedimento padrão de análise das declarações do Imposto de Renda que são recebidas, a Receita Federal realiza um cruzamento das informações passadas por empresas e instituições financeiras com dados fornecidos pelos contribuintes. 

Com esse ato, a Receita pode detectar inconsistências no que foi declarado, como, por exemplo, em um caso onde a empresa declare determinada informação e o contribuinte não tenha transmitido aquele mesmo dado. 

Nessas situações, o governo pode solicitar que as pessoas esclareçam o ocorrido por meio de comprovantes de recebimento do que foi informado por elas. Essa observação mais aprofundada é conhecida como malha fina. 

A malha fina pode ocorrer por conta de erros ou omissões (tanto do contribuinte quanto da pessoa física que realizou o pagamento). O indivíduo que cai nela fica impossibilitado de receber a restituição do imposto até que o problema seja solucionado.  

Vale lembrar que essa análise aprofundada também serve para descobrir fraudes, não tendo como único objetivo detectar erros e omissões.

O que fazer para não cair na malha fina no IR 2022?

Segundo o contador Claudionei Santa Lucia para o site Inset, o indivíduo que não quer cair na malha fina precisa estar atento a alguns pontos, como:

  • Não omitir sua própria renda ou a de dependentes;
  • Sempre guardar comprovantes do que foi declarado por, pelo menos, 5 anos;
  • Conferir se o os dados foram digitados corretamente;
  • Revisar a declaração antes de encaminhar;
  • Caso operar na bolsa de valores, é sempre bom procurar por um contador ou advogado tributarista pois a declaração chegará pronta para ser preenchida e transmitida. 

O que deve ser feito pelo contribuinte quando cair na malha fina?

Ainda de acordo com o contador, o correto é que o contribuinte que caiu na malha fina faça a retificação da declaração do IR junto à Receita. Além disso, é recomendável que sejam verificados os documentos que serviram de base para a declaração, conferindo as informações. 

Caso o indivíduo identifique erros na sua declaração após ter transmitido ou depois do prazo de entrega ter terminado, ele pode, de maneira espontânea, esclarecer as inconsistências, sem precisar ser intimado para isso. 

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: Marcelo Ricardo Daros / Shutterstock.com