Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

IR 2024: É possível deduzir o FIES na declaração deste ano?

É possível deduzir o FIES na declaração do Imposto de Renda de 2024? Saiba mais informações sobre esta possibilidade!

Com a chegada do prazo final para a entrega da declaração do Imposto de Renda (IR) 2024, marcado para 31 de maio, muitos contribuintes buscam informações para evitar erros e a temida malha fina. Assim, entre as dúvidas mais comuns, está a declaração de empréstimos do FIES (Fundo de Financiamento Estudantil).

Dessa forma, saiba mais informações sobre o financiamento e se é possível realizar esse tipo de dedução na declaração deste ano. Continue a leitura!

O que é o FIES e por que declarar no IR 2024?

Celular com app do Imposto de Renda aberto na tela, ao lado dele tem uma calculadora e uma caneta IRPF
Imagem: Brenda Rocha – Blossom / Shutterstock.com

O FIES é uma iniciativa do governo federal que possibilita o financiamento de cursos superiores em instituições privadas a estudantes brasileiros. Embora seja um alívio financeiro para muitos, quando chega o momento de prestar contas ao Leão, surgem muitas questões sobre como incluir esses valores na declaração do IR 2024 de forma correta.

Segundo o Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo, é crucial identificar que os pagamentos efetuados ao FIES não devem ser inseridos na ficha de “Pagamentos Efetuados”. Isso porque, na essência, o FIES é considerado um empréstimo e, como tal, deve ser declarado em “Dívidas e Ônus Reais”, utilizando o código “13 – Outras Pessoas Jurídicas”.

Ademais, mesmo que ainda não tenha começado a quitar as parcelas, o contribuinte deve declarar o valor total do financiamento e o saldo atual no último dia do ano, que seria 31/12/2023 para a declaração de 2024.

Quais são as deduções permitidas?

É aqui que muitos contribuintes podem se confundir. Os valores pagos ao longo do ano para a instituição de ensino, beneficiando-se dos descontos do FIES, são passíveis de dedução como despesa com educação.

Veja também:

Novidade: Itaú lança Pix parcelado em até 36x voltado para pequenas e médias empresas

Estes devem ser informados na ficha “Pagamentos Efetuados”, sob o código “01 – Instrução no Brasil”. Contudo, os pagamentos feitos diretamente ao FIES não entram como dedutíveis na hora de declarar. Por fim, confira dicas para fazer uma boa declaração do IR 2024 e evitar atrasos.

  • Revise a declaração antes de enviar;
  • Assegure-se de incluir todas as fontes de renda;
  • Dedique atenção especial à declaração de empréstimos, como o FIES;
  • Consulte um especialista em caso de dúvidas.

Imagem: Brenda Rocha – Blossom / Shutterstock.com