Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

IR 2024: trabalhadores que sacaram recursos do FGTS devem declarar

Especialistas alertam para a necessidade de declarar o valor do do saque do FGTS no Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2024. Confira!

Em 2023, mais de 117 milhões de brasileiros sacaram bilhões do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), por meio das diferentes modalidades de saque do fundo. Diante disso, especialistas alertam para a necessidade de declarar o valor do do saque do FGTS no Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2024.

No entanto, é importante destacar que o FGTS é isento da cobrança de impostos. Dessa forma, a informação deve constar no campo “Rendimentos isentos e não tributáveis”, no código 04, que corresponde a “Indenizações por rescisão de contrato de trabalho, inclusive a título de PDV, por Saque Aniversário, e por acidente de trabalho e Fundo de Garantia”.

Outras informações sobre o FGTS

Para além disso, é importante destacar que se o trabalhador fez um empréstimo consignado dando como garantia o saque-aniversário do FGTS, deverá também declarar, para registrar a origem de seu dinheiro no ano de 2023. Assim, é preciso estar atento ao prazo para envio da declaração, que segue até o dia 31.

Veja também:

ALERTA: 46 mil chaves Pix tem vazamentos de dados, segundo o Banco Central

Dessa forma, o contribuinte pode fazer a declaração do Imposto de Renda por meio do aplicativo oficial (disponível para Android e iOS) ou de forma on-line no site da Receita Federal. Além disso, o programa oficial pode ser baixado e instalado no computador do usuário, por meio do download do software pode ocorrer por meio da página do governo federal.

Logo do FGTS em uma tela de celular. Ao fundo, tela desfocada com o nome do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço.
Imagem: rafapress / Shutterstock.com

Declaração do Imposto de Renda pelo celular

Enfim, para fazer a declaração do Imposto de Renda pelo celular, basta seguir os passos abaixo:

  • Baixar e abrir o aplicativo Meu Imposto de Renda (disponível para Android e iOS);
  • Selecionar o ano-calendário 2023;
  • Escolher entre as três opções de declaração: pré-preenchida, com informações do ano anterior ou em branco;
  • Por fim, preencher seis diferentes grupos: identificação, familiares, rendimentos, pagamentos, bens e dívidas e resumo.

Imagem: rafapress / Shutterstock.com