Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

IR: confira como declarar empréstimos

Aprenda como declarar empréstimos no Imposto de Renda 2024 de forma completa e segura, evitando erros e otimizando sua restituição

O prazo para envio da declaração do Imposto de Renda (IR) 2024 já começou. Assim, muitos contribuintes têm dúvida de como declarar corretamente os empréstimos tomados ao longo do ano anterior. Assim, para te ajudar nesse processo, este guia completo reúne todas as informações necessárias para que você realize sua declaração.

De acordo com as regras do Imposto de Renda, todos os empréstimos e financiamentos tomados em 2023, acima de R$ 5 mil, precisam ser declarados, independentemente da sua origem: bancos, financeiras, lojas de departamento, cartões de crédito e até mesmo empréstimos entre pessoas físicas.

Veja também:

Homem finge ser advogado e foge com dinheiro de fazendeiros

Como declarar empréstimos no IR

Portanto, para declarar empréstimos com garantia real, como financiamentos de imóveis e veículos, acesse o programa da Receita Federal e siga os seguintes passos:

  • Acessar a aba “Dívidas e Ônus Reais”;
  • Selecionar o código correspondente ao tipo de empréstimo: 21 – Imóvel / 22 – Veículo / 23 – Outros bens;
  • Preencher os campos com as informações do empréstimo: Instituição financeira / Data do contrato / Valor original do empréstimo / Saldo devedor em 31/12/2023 / Discriminação (detalhes do empréstimo).

Além disso, para declarar empréstimos sem garantia real, como empréstimos pessoais e consignados, basta seguir as etapas abaixo:

  • Acessar a aba “Bens e Direitos”;
  • Selecionar o código “51 – Crédito decorrente de empréstimo”;
  • Preencher os campos com as informações do empréstimo: Instituição financeira / Data do contrato / Valor original do empréstimo / Saldo devedor em 31/12/2023 / Discriminação (detalhes do empréstimo).

Por fim, no caso de empréstimos entre pessoas físicas, tanto quem concedeu quanto quem recebeu o empréstimo devem declará-lo. Assim, o devedor informa o valor na aba “Bens e Direitos” (código 51), enquanto o credor o declara na aba “Dívidas e Ônus Reais” (código 14).

Celular com o aplicativo da Receita Federal aberto em primeiro plano. Ao fundo, desfocada, uma calculadora
Imagem: Leonidas Santana / Shutterstock.com

Documentos necessários para declarar empréstimos

Enfim, para declarar seus empréstimos, tenha em mãos os seguintes documentos:

  • Informe de rendimentos da instituição financeira;
  • Contrato de empréstimo;
  • Recibos de pagamento de parcelas (opcional).

Imagem: Leonidas Santana / Shutterstock.com