Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Confira como usar o FGTS para pagar dívidas

Saiba tudo sobre o empréstimo do FGTS: taxas, condições, vantagens e desvantagens. Tome a decisão certa para suas finanças!

O empréstimo do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) é um assunto que ganha destaque devido ao número crescente de brasileiros buscando alternativas para quitar dívidas. Assim, essa linha de crédito é vista por muitos como uma solução financeira viável. 

À vista disso, um estudo recente mostra que uma considerável porcentagem de trabalhadores opta pelo empréstimo FGTS para cobrir despesas diversas ou pagar dívidas mais urgentes. Assim, essa é uma tendência que reflete a necessidade imediata de recursos financeiros sem comprometer o orçamento mensal. Veja mais detalhes!

Como funciona o empréstimo FGTS

Portanto, empréstimo FGTS, ou saque-aniversário como também é conhecido, permite que trabalhadores com saldo no FGTS contratem um crédito a qualquer momento do ano. Assim, esse valor é correspondente ao que seria disponibilizado apenas no mês de aniversário do trabalhador.

No entanto, para acessar esta linha de crédito, é necessário que o trabalhador entre em contato com uma instituição financeira que ofereça tal serviço. Muitas dessas operações podem ser realizadas de forma online, facilitando o acesso ao crédito.

Dessa forma, as vantagens do empréstimo FGTS são várias, iniciando pelas taxas de juros, que são significativamente menores comparadas a outras linhas de crédito disponíveis no mercado. Além disso, o pagamento das parcelas não compromete o orçamento mensal, visto que é realizado anualmente e diretamente do saldo do FGTS do trabalhador.

um homem segurando notas de 100 e 50 reais na mão
Imagem: Vergani Fotografia / Shutterstock.com

Vale a pena contratar essa linha de crédito?

Contudo, apesar dos benefícios, existem aspectos a considerar antes de optar pelo empréstimo FGTS. Assim, um ponto negativo é a redução do saldo disponível no FGTS, o que pode impactar o trabalhador em casos de demissão sem justa causa.

Veja também:

Conquiste seu emprego: guia para criar o currículo perfeito

Enfim, para aqueles que não têm intenção de utilizar o saldo do FGTS no curto prazo e preferem organizar a vida financeira, essa pode ser uma excelente opção. No entanto, é crucial planejar cuidadosamente para garantir que o impacto no saldo do FGTS não cause dificuldades futuras.

Imagem: Vergani Fotografia / Shutterstock.com