Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

IR: confira quem pode ser declarado como dependente

A inclusão de dependentes na declaração do Imposto de Renda pode levar a uma considerável economia tributária. Confira!

Na última sexta-feira (15), teve início o prazo para envio da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2024 – ano-calendário 2023. Assim, muitos contribuintes se perguntam sobre quem podem incluir como dependentes em sua declaração. 

É importante destacar que a inclusão de dependentes é uma estratégia legal que pode levar a uma considerável economia tributária, mas é cercada de regras específicas que precisam ser seguidas à risca. Veja mais detalhes sobre a inclusão de dependentes no IR.

Dependentes no Imposto de Renda

Portanto, primeiramente, é importante saber que a Receita Federal permite a inclusão de uma série de parentes próximos como dependentes, incluindo filhos, enteados, cônjuges, companheiros e até mesmo avós, desde que estes não possuam rendimentos próprios que ultrapassem o limite de isenção. 

No entanto, este processo requer atenção especial com os detalhes e limites estipulados pelas normas vigentes. Dessa forma, a Receita Federal estipula que podem ser dependentes:

  • Cônjuges;
  • Companheiros com mais de cinco anos de união ou menos se tiverem filhos;
  • Filhos e enteados de até 21 anos ou até 24 anos se forem estudantes de nível superior ou técnico, os quais não podem possuir renda própria significativa;
  • Pais, avós e bisavós.
Imagem de uma pessoa realizando cálculos utilizando uma calculadora e caneta
Imagem: chayanuphol / Shutterstock.com

Qual o benefício de incluir dependentes?

Dessa forma, para cada dependente incluído na declaração do Imposto de Renda, é possível abater até R$ 2.275,08 do cálculo do imposto a pagar. Assim, essa vantagem pode representar uma redução significativa do montante a ser pago, ou mesmo aumentar o valor da restituição a ser recebida. 

Veja também:

Serasa lança opção de renegociação de dívidas vencidas há 5 anos com 96% de desconto

No entanto, é fundamental optar pelo modelo completo da declaração para se beneficiar desses abatimentos. Por fim, vale lembrar que o prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda segue até o dia 31 de maio de 2024. E, caso não haja o envio, o contribuinte poderá receber uma multa.

Imagem: rafapress / Shutterstock.com