Itaú pagará indenização a cliente; veja mais detalhes do pagamento
O Itaú foi condenado a indenizar uma cliente que sofreu um grande prejuízo com sua conta no banco. Confira detalhes do caso!
O Itaú Unibanco foi condenado a pagar indenização a uma cliente que caiu no “golpe da maquininha”. Na situação, ela estava em um show da banda Coldplay e, ao passar o cartão para comprar camisas de um ambulante, foi cobrada em R$ 9 mil. O caso ocorreu em março, no estádio do Morumbi, em São Paulo.
A compra original seria de duas camisetas que custavam R$ 80 no pagamento em crédito. A transação não foi autorizada de primeira e o visor da máquina apresentava defeito, tornando o valor ilegível. A surpresa veio quando a mãe da vítima, cliente do Itaú, recebeu a notificação da compra supostamente efetuada pela filha, que estava com o cartão no show.
Entenda o processo aberto contra o Itaú
Com o valor cobrado, a compra foi contestada ao banco pelas clientes na mesma hora. A principal problemática do processo está no fato de que, mesmo com a contestação instantânea, relatada pela defesa das vítimas, a compra foi confirmada e aprovada pelo banco.
No processo, o pedido é que o Itaú anule a compra de R$ 9 mil autorizada no cartão e pague uma indenização de mais R$ 5 mil às vítimas. O valor seria referente a uma compensação por danos morais de R$ 2,5 mil para cada uma.
Problema na máquina
Como as compras foram efetuadas em uma máquina com visor ilegível, uma nova característica é atribuída ao processo. Em nota enviada ao Seu Crédito Digital, o Itaú comentou a situação. Confira na íntegra:
“O Itaú Unibanco tem a segurança como uma de suas prioridades e investe continuamente em tecnologias para o fortalecimento de sistemas e aplicativos, além de seguir as diretrizes dos órgãos reguladores para a proteção dos seus clientes. No caso em questão, o banco informa que, como esclarecido nos autos do processo, as transações foram realizadas pela própria cliente, mediante a utilização do seu cartão original com chip e senha pessoal, dentro dos limites de crédito disponíveis. O banco reforça a orientação para que os clientes não concluam transações em maquininhas com o visor danificado e fiquem atentos ao valor antes de digitar a senha pessoal nos dispositivos, além de sempre solicitar o comprovante de pagamento. O Itaú ressalta, ainda, que promove continuamente ações e campanhas de conscientização de segurança, utilizando todas as ferramentas de comunicação para orientar os clientes a se protegerem de golpes e fraudes. Inclusive, disponibiliza uma seção no site com informações completas sobre o tema: itau.com.br/seguranca.”
Imagem: Luciana Biazzi / Shutterstock.com