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Itaú pega clientes de surpresa e restringe o parcelamento de compras

Clientes do Itaú relatam restrição do parcelamento de compras através do cartão de crédito da instituição financeira. Entenda!

Os clientes do Banco Itaú relataram problemas ao tentar fazer o parcelamento de compras. Trata-se daqueles que possuem o cartão de crédito dessa instituição financeira e que estão atrelados à conta digital PicPay.

O relato se deu através de um leitor do Portal ES360, que tentou realizar esse procedimento financeiro utilizando o cartão cadastrado na fintech. Entenda mais detalhes sobre esse caso na sequência.

Itaú restringe parcelamento de compras em cartão atrelado ao PicPay

logo do Itaú
Imagem: Joa Souza / Shutterstock.com

Segundo um usuário do PicPay e cliente do Itaú, que optou pelo anonimato, a restrição aconteceu após a tentativa frustrada de parcelar uma compra. A mensagem exibida informava que o Itaú não estava autorizando a operação.

A reportagem do portal entrou em contato com o Itaú. Assim, a instituição esclareceu que essa medida faz parte de uma nova política de crédito, estabelecida com o objetivo de garantir a segurança e promover um uso mais adequado dos cartões de crédito associados ao banco.

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Nesse sentido, a nova política leva em conta transações consideradas de maior risco, tais como transferências de recursos utilizando o limite do cartão, pagamento de boletos e impostos, assim como pagamentos que usam do limite do cartão para Pix. Segundo a nova diretriz, essas operações realizadas por meio dos cartões Itaú, como o parcelamento de compras, poderão ser negadas.

Qual o impacto dessa restrição?

De acordo com o banco, a nova medida tem o propósito de evitar um cenário de inadimplência e superendividamento, o que ocorre frequentemente com esse tipo de transação. Além disso, o Itaú enfatizou que as operações de maior risco não só utilizam o limite de crédito do cartão, como também costumam cobrar taxas adicionais, o que pode agravar ainda mais a situação financeira do usuário.

Por outro lado, em contato com a equipe do PicPay, a plataforma reafirmou que o parcelamento por meio do aplicativo continua sendo realizado normalmente. Foi sugerido ainda que o usuário entre em contato direto com o atendimento ao cliente para uma análise mais detalhada do caso.

Imagem: Joa Souza / shutterstock.com