Itaú poderá pagar mais dividendos em breve; saiba mais
O Itaú já trabalha com a possibilidade de pagar mais dividendos aos seus acionistas no futuro. Entenda o motivo!
O Banco Itaú pode pagar mais dividendos em breve, devido a mudanças relacionadas ao pagamento de seus acionistas. Assim, a possível causa dessa medida seria a discussão sobre o fim do pagamento de Juros Sobre Capital Próprio, conhecido como JCP.
A afirmação foi do CEO da instituição financeira, Milton Maluhy Filho, nesta terça-feira (7), através de uma teleconferência sobre os resultados do Itaú no 3T23. Saiba mais informações sobre esse tipo de pagamento a seguir.
Itaú pode pagar mais dividendos com o possível fim do JCP

A possibilidade do fim do JPC impacta diretamente na forma como os bancos e as instituições financeiras irão remunerar seus acionistas. Segundo o CEO do Itaú, espera-se que o Conselho Administrativo discuta alternativas ainda para esse mês de novembro.
Veja também:
Auxílio de R$ 724 para desempregados: pedidos são aceitos até o dia 10/11; veja como solicitar
Dessa forma, o executivo reforça que já existem algumas opções, caso o JCP realmente acabe. Portanto, além do aumento dos dividendos, a recompra de ações também passa a ser uma alternativa, ou até mesmo uma mistura dessas duas formas.
Ademais, Maluhy Filho afirma que a implementação regulatória afetará os bancos somente em 2025. Porém, o Itaú já deve começar o seu planejamento de capital antes dessa data, a fim de ficar a par com essa possibilidade antecipadamente.
Mais informações sobre o planejamento do Itaú
Conforme a fala do CEO na teleconferência, a expectativa do banco é de que haja espaço para o aumento no payout e da recompra de ações. Ainda, ele afirmou que a otimização do JCP leva o payout do Itaú para algo próximo de 30%.
Por fim, ele afirmou que há a possibilidade de incrementar o payout implícito através da recompra, dos dividendos ou de uma combinação dos dois. Porém, as demais explicações virão após a reunião do conselho do banco, como citado.
Imagem: SERGIO V S RANGEL / shutterstock.com